Jeans, para sempre. Como usar?

Jeans, para sempre. Como usar?

Se você fosse uma garota nos anos 60, dificilmente conseguiria sair por aí livremente com sua calça jeans. Isso  sem receber olhares inquisitivos ou ser proibida até mesmo de ir à escola.

Quem diria, que décadas depois, um dos vestuários mais polêmicos do século XX seria uma das peças mais usadas e vendidas do mundo. Hoje, o índigo, como também é conhecido, é um verdadeiro must have no armário de homens e mulheres de qualquer idade e gênero.

Marylin Monroe foi uma das primeiras mulheres a aparecer usando calças jeans em público, e assim causando uma grande tabu na sociedade da época. Afinal, nesta época mulheres que usavam calças não eram bem vistas. Fonte: Vogue

Então vamos aos modelos de jeans queridinhos por todos.

Calça jeans Skinny

Apesar da calça Skinny ser cringe segunda a geração Z, a verdade é que este modelo é um verdadeiro clássico e segue sendo a favorita de muitos millennials por aí.

Assim, a Skinny se caracteriza por ser justa ao corpo, começando pelo quadril e indo até o tornozelo. Você encontra jeans Skinny em várias lavagens, cores, e eles também podem ser de cintura alta ou média.

De modo geral, a Skinny fica bem em qualquer tipo de corpo. Contudo, se você tem o quadril largo e não gostaria de realçá-lo, o truque é usar a calça com alguma blusa comprida que cubra o bumbum ou terceira peça como colete e blazer alongado para disfarçar essa região.

Camila Coelho. Fonte: Instagram

Calça Flare

A calça Flare é aquele tipo de calça jeans que começa justa na região do quadril  e vai se alargando do joelho para baixo. Assim, além de ser clássica e atemporal, a Flare é um dos modelos de calça jeans mais elegantes que tem.

Ela é ótima para quem quer parecer mais alta e mais magra, pois o seu formato ajuda a alongar e afinar a silhueta.

Thássia Naves. Fonte: Pinterest

Jeans reto

O Jeans de corte reto é um modelo de calça clássico, atemporal e super democrático pois fica bem em qualquer tipo de corpo. Como o nome indica, esta calça é toda em modelagem reta, desde o quadril até os tornozelos.

Ele ficou durante um tempo esquecido graças ao reinado da calça Skinny.

Como a Skinny está sendo deixada de lado, a calça de corte reto retorna para compor looks elegantes e descolados.

Camila Coutinho. Fonte: Pinterest

Pantacourt

A Pantacourt tem uma modelagem muito semelhante a da Pantalona, ou seja, ela é um pouco justa no quadril e vai se alargando.

Contudo, a diferença entre as duas está no comprimento da calça. Enquanto a Pantalona chega até o tornozelo, a Pantacourt vai até o meio da canela.

Sendo assim, a Pantacourt é um ótimo modelo de calça jeans para se usar no verão, pois além de deixar as canelas de fora, em geral ela é confeccionada em jeans mais leves e fluídos.

A calça jeans pantacourt é curinga tanto para produções de inverno quanto para look de verão. Fonte: Pinterest

Jeans destroyed

O jeans destroyed é aquele Jeans que costuma vir com rasgos seja no joelho, nas pernas, nas coxas etc. Ele surgiu nos 70 junto com o movimento Punk, que simbolizava a rebeldia e a contracultura. Ironicamente, o movimento Punk também era contra a moda.

Assim, bandas de Punk Rock como Ramones e Sexy Pistols foram os primeiros a aparecer com calças jeans rasgadas em seus clipes e shows. Contudo, essa calça só passou a surgir no mundo da moda, graças a Vivienne Westwood, estilista inglesa responsável por introduzir elementos da cultura punk à moda.

Porém, foi só nos anos 90 que o jeans destroyed deixou de ser uma peça só de roqueiros rebeldes e caiu no gosto popular, graças ao movimento grunge liderado por Kurt Cobain e Courtney Love.

Kurt Cobain e Courtney Love, Fonte: Pinterest

Hoje, o jeans destroyed é uma das peças- chaves do estilo dramático urbano e um dos queridinhos de várias it girls e celebridades do mundo.

O jeans destroyed adiciona personalidade, estilo e jovialidade a qualquer look. Fonte: Pinterest

Jeans Mom

A calça jeans Mom fez muito sucesso entre as décadas de 80 e 90 e leva esse nome porque era muito usada pelas mães na época.  Além disso, este foi o primeiro modelo de calça jeans usado pelas mulheres nos EUA e Reino Unido.

Com cintura alta, quadril largo, o jeans mom vai se afunilando à medida que chega nos tornozelos.

Graças a sua modelagem, essa calça é uma das mais confortáveis que existe, permitindo que você se movimente livremente no dia a dia e se sinta muito à vontade.

Assim, o modelo voltou com tudo e está entre as principais tendências em calças jeans do momento.

Jeans Mom. Fonte: Pinterest

Wide legs

A wide legs é a calça queridinha do momento e está fazendo muito sucesso entre a geração Z. Assim, esta calça é derivada da pantalona e sua maior característica é seu caimento fluído onde a barra da calça deve ser larga e longa o bastante para quase encostar no chão.

Sendo assim, o ideal é que você use a wide legs com saltos altos, sejam eles finos, grossos ou em blocos.

Além de confortável, este modelo de calça é democrático, moderno e elegante. Graças a seu corte reto e barra comprida, essa calça ajuda a alongar a silhueta fazendo com que você pareça mais alta e magra.

A calça Wide Leg. Fonte: Pinterest

Cintura alta

As calças ou shorts com cintura alta são elegantes, democráticas e ajudam a valorizar praticamente todos os tipos de corpos.

Além disso, ela combina com vários estilos, podendo compor desde looks vintage até os looks mais modernos e fashionistas.

Você pode usá-las com praticamente todos os tipos de blusa e sapatos. Contudo, a combinação que dá um match em qualquer look é combiná-la com um top cropped.

Fonte: Pinterest

Cintura média

As calças ou short jeans de cintura média também são conhecidos como “cintura no lugar”. Assim, eles são ótimos para usar com camisas e t-shirts e compõem um visual moderno e elegante.

Victória Beckham. Fonte: Pinterest

Cintura baixa

Polêmicas, as calças de cintura baixa fizeram muito sucesso no início dos anos 2000, mas logo foram aposentados por mulheres do Brasil e do mundo.

Afinal, esta modelagem além de desconfortável, não costuma valorizar o corpo da maioria.  Apesar disso, a cintura baixa esteve presente na maioria dos desfiles nas principais semanas de moda e promete ser uma das tendências para o verão 2023.

Resta saber se ela vai sair das passarelas e invadir os armários das blogueiras para então chegar às lojas e depois, finalmente às ruas.

Será que essa moda volta?

Fonte: Pinterest

Democrático, clássico, atemporal e estiloso, assim podemos definir essa peça tão fundamental na moda do século XXI

Abuse sempre dela e tenha varias no seu guarda roupa.

Fonte: fashion Bubbles

Fabrício Franco

Fabrício Franco

Moda é se vestir de acordo com o que está em alta. Estilo é ser você mesmo. Abração e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *