Neider defende empréstimo que será voltado novamente hoje no Legislativo

Neider defende empréstimo que será voltado novamente hoje no Legislativo

Prefeito disse que a população precisa saber a real situação da Prefeitura: situação financeira saneada

Depois de ter negado o seu pedido de empréstimo de R$ 15 milhões para investimento em infraestrutura na cidade, o prefeito Neider Moreira faz convocar nova reunião extraordinária da Câmara Municipal de Itaúna em caráter urgente para uma nova votação.
A convocação foi feita na tarde desta terça-feira para a reunião que será hoje, 31 de março, às 17 horas.
Alguns vereadores já postaram suas posições contrárias ao empréstimo nas redes sociais.
O prefeito Neider Moreira também postou nos canais da Prefeitura de Itaúna um vídeo com sua defesa pelo empréstimo.
Segundo ele Itaúna hoje não tem dívidas com nenhum prestador de serviço, contratado, nem salários atrasados; vive em situação financeira saneada.
Neider informou que o nível de endividamento autorizado pelo Banco Central para Itaúna é de 380 milhões de reais, mas hoje utiliza apenas 6,5%, ou seja, 24 milhões em financiamentos.
Continuando o prefeito informou que a cidade teve uma melhoria no ranking do Banco Central em análise do risco de crédito no ano passado quando município passou da letra C para a Letra B, o que permite que a cidade tenha disponibilizados recursos num custo mais barato.
O empréstimo pretendido é especifico para a infraestrutura e não pode ser utilizado para a área a saúde. O que o prefeito explica é que com o empréstimo para a infraestrutura o Município terá uma folga no orçamento para remanejar recursos para “inclusive ajudar o hospital Manoel Gonçalves neste momento de pandemia, através do envio de projeto de lei à Câmara para o remanejamento com a subvenção feita à instituição”.
“Hoje com o orçamento engessado como temos não há como fazer ajuda extra ao hospital e não é questão de querer ou não querer, é por força do orçamento, que não permite fazer. Já gastamos em 2020, investimos 25% da receita na área da saúde e outros 25% na área da educação, chegamos a 27%. Então a margem de manobra que existe no orçamento é pequena, existe um engessamento constitucional.
Para conseguir fazer um remanejamento importante de recursos neste momento é fundamental que entre uma operação de crédito para fazer frente a outras necessidades do município porque, apesar da pandemia, a cidade não para os investimentos em educação e nas outras áreas da saúde, têm que continuar.”
O prefeito chamou de pessoas mal intencionadas aquelas que fazem críticas e criam obstáculos para a aprovação do empréstimo. Ele disse que é preciso criar condições para os investimentos necessários e ao mesmo tempo remanejar os recursos para um investimento extra na nossa Casa de Caridade Manoel Gonçalves.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *