LIRA de março mostra Itaúna com alto risco para infestação de Dengue

LIRA de março mostra Itaúna com alto risco para infestação de Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, divulgou nesta sexta-feira, dia 26 de março, o resultado do segundo LIRAa (Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegpty) realizado na cidade este ano.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 de março, sendo pesquisados 1.807 imóveis e coletadas 154 amostras. Deste total, 103 deram positivas para focos do mosquito e outras 51 negativas, números esses que correspondem a um resultado de 4,5%, índice considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde.
Os bairros onde foram encontrados maior quantidade de focos são Santa Edwiges, Parque Jardim, Itaunense, Aeroporto, Vila Mozart, Lourdes, Santanense, Padre Eustáquio, Nogueirinha, Santo Antônio, Morada Nova I, Morada Nova II, Residencial São Geraldo e Vale das Aroeiras. Os recipientes com maior incidência de criadouros foram vasos de plantas, frascos com água, bebedouro, lona, pratinhos de plantas, garrafas, latas, recipientes de plástico.
Em 2021, até o momento, foram 22 notificações, com três casos positivos da doença, 17 descartados e dois aguardando resultados.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, “diante do resultado do LIRAa intensificaremos as ações através das notificações encaminhadas ao Setor de Vigilância Epidemiológica, bloqueio de casos e mutirões de limpeza, iniciando nos bairros com maior incidência de focos e arrastando para os bairros adjacentes. Estamos em um momento crucial de pandemia mundial, mas a preocupação com a Dengue, Zika e Chikungunya, dentre outras, não pode ser esquecida. É papel de todos a colaboração e a prevenção”, reforçou.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *