Após denúncias na Ouvidoria da Cultura é solicitada AP sobre a Filarmônica

Após denúncias na Ouvidoria da Cultura é solicitada AP sobre a Filarmônica

Deputada Lohanna França (PV) arquivo

A deputada Lohanna (PV), junto ao Bloco Democracia e Luta  solicitou nesta terça-feira (09/04) Audiência Pública para tratar sobre a Orquestra Filarmônica e o imbróglio envolvendo a Sala Minas Gerais. Nos últimos dias, a deputada recebeu dezenas de pedidos de apuração por meio da Ouvidoria da Cultura, um canal criado por seu mandato. 

Segundo a deputada, o Instituto Cultural Filarmônica, que faz a gestão da sala e da orquestra, foi avisado que deverá desocupar todos os espaços da Sala Minas Gerais até 31 de julho. O instituto apontou ainda  não ter tomado conhecimento da assinatura do “Acordo de Cooperação Técnica para Gestão Compartilhada da Sala Minas Gerais e Mineiraria” entre a Codemig e a Fiemg/Sesi Minas – anunciada pelo Governo de Minas na sexta-feira (05/04). 

Com o acordo, a Codemig passa a gestão para a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), através do Sesi, por cinco anos.  A Filarmônica afirmou que só tomou conhecimento da gestão compartilhada através da imprensa.

“Nós estamos propondo uma Audiência Pública para ouvir os envolvidos, entender a situação e juntos conseguir encontrar uma solução. Pedi apoio ao Bloco Democracia e Luta, que prontamente atendeu meu pedido, dada a importância da Filarmônica para Minas Gerais”, disse Lohanna. 

Vice-presidente da Comissão de Cultura, a parlamentar disse que estão atentos e cobrando uma resposta do Governo de Minas, para evitar o despejo do Instituto Cultural Filarmônica. A deputada também noticiará o Ministério Público (MPMG) sobre a situação.  “Estamos trabalhando muito para que essa ‘expulsão’, que é  uma situação absurda e desrespeitosa, não siga em frente”. 

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *