Semana foi de homenagens na
Câmara de Itaúna

Semana foi de homenagens naCâmara de Itaúna

A reunião ordinária semanal da Câmara Municipal de Itaúna, realizada na quarta-feira, 10, aprovou vários projetos de homenagens a cidadãos itaunenses, mas dois deles de destaque porque nomeiam a Escola do Legislativo e a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Itaúna com os nomes de dois grandes e respeitados da educação em Itaúna, professores Zé Luiz Guimarães e Marco Elísio.
O projeto que denomina a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Itaúna como “Professor José Luiz Guimarães Filho” é de autoria do vereador presidente da Casa de Leis, Nesval Júnior, e foi aprovado por unanimidade.
O projeto que nomeou a Estação de Tratamento de Esgoto de Itaúna com o nome do professor Marco Elísio Chaves Coutinho, grande defensor do meio ambiente, é de autoria do vereador Lacimar Silva e também teve unanimidade na sua aprovação.

O professor Marco Elísio Chaves Coutinho faleceu em 28 de janeiro de 2018 e viveu pelo ensino e pelo meio ambiente. Por isto, mais que justo que seja dele o nome escolhido para a nomeação da ETE – Estação de Tratamento de Água e Esgoto.
Foi professor de várias matérias em colégios itaunenses, um grande batalhador para Itaúna receber o título de “Cidade Educativa”. Foi ainda secretário executivo da Fundação de Cultura, Desportos e Turismo de Itaúna, no governo do ex-prefeito Célio Soares de Oliveira.
Mas, o seu amor maior era cuidar do meio ambiente. “Guardião do Meio Ambiente”, combatente das boas causas, incentivando e orientando o uso racional da natureza, que, deve atender às necessidades do momento, mas, sem comprometer as necessidades futuras.
Escreveu vários livros sobre o assunto e sobre a aparição de Nossa Senhora de Itaúna:

  1. O Sopro de Esperança. Em favor da Vida. Volumes 1 e 2
  2. Sopros – Questão Ecológico– Humanista Urgente,
  3. O Rosário Bíblico Meditado: Orações do Rosário 2ª ed.;
  4. Ave, Maria: Bernadete e a Imaculada Conceição, Aparições de Nossa Senhora em Itaúna e terço dos homens, A caminho da santidade padre Eustáquio e irmã Benigna em Itaúna, Gruta e devoções. Ed 1ª

Outras homenagens foram de concessão de Diploma de Mérito Desportivo à Sâmara Aquino, projeto do presidente Nesval e aprovado por unanimidade.
À dupla Nayara e Matheus foi concedida Moção de Aplausos pela vereadora Carol Faria, por seu talento artístico e por serem importantes figuras culturais no município e levando o nome de Itaúna para toda região. Aprovado por unanimidade.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *