Salários atrasados levam plantonistas anunciarem greve no Hospital Manoel Gonçalves dia 24/04

Salários atrasados levam plantonistas anunciarem greve no Hospital Manoel Gonçalves dia 24/04

Alessandro Bao Travizani pede aos vereadores para trabalharem para evitar a greve dos plantonistas

Esteve na reunião plenária da Câmara Municipal de Itaúna desta terça-feira, 29, o médico cardiologista Alessandro Bao Travizani. Alessandro é delegado seccional de Itaúna no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e foi em nome deste Conselho que levou aos vereadores itaunenses a informação de uma possível paralisação do Plantão 24 horas no mês de abril.

Segundo o médico um novo atraso no pagamento dos salários levou os plantonistas deste atendimento no Hospital Manoel Gonçalves a anunciar a greve e até pedido coletivo de demissão, no dia 24 de abril, caso a situação não seja regularizada.

Os plantonistas enviaram carta ao Conselho de Medicina informando a situação. O Conselho apoia a greve, desde que dentro da ética médica, segundo Alessandro.

O cardiologista pediu aos vereadores que façam um confronto entre a Secretaria de Saúde e a administração da instituição hospitalar.  A Secretaria informou ao médico, quando questionada, que nada é devido à Casa de Saúde, que os repasses são feitos em dia. Por sua vez, a administração do hospital disse que uma mudança ocorrida nos pagamentos do SUS pelos atendimentos prestados prejudicou o pagamento em dia dos profissionais médicos que atendem no pronto socorro.

Na íntegra o pronunciamento do médico Alessandro Bao Travizani na Câmara:

Em nome da Delegacia Seccional do Conselho de Medicina de Minas Gerais, delegacia de Itaúna, da qual sou delegado titular, venho comunicar aos senhores vereadores que devido ao recente atraso, mais um atraso, no pagamento dos plantonistas 24 horas do nosso Plantão 24 Horas referente neste momento a janeiro de 2022, sem previsão ainda de pagamento, estes plantonistas entrarão em estado de greve dia 24 de abril desde ano, além do pedido de demissão coletiva da maioria deles nesta mesma data.

Segundo o secretário municipal de saúde, Fernando Meira, a Secretaria de Saúde repassa todos os meses, sem atraso, o custeio devido ao funcionamento do Pronto Socorro para o Hospital Manoel Gonçalves, que o administra.

Segundo a administração hospitalar e a diretoria técnica do Hospital Manoel Gonçalves algumas mudanças recentes que aconteceram na forma de repasse do SUS atrapalharam o fluxo de caixa da instituição agora no início do ano.

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais não concorda com o uso dos valores devidos ao custeio do Plantão 24 Horas para sanar outros compromissos do Hospital Manoel Gonçalves, pede providência aos senhores vereadores e apoia o movimento grevista dos colegas médicos, dentro das normas do código de ética médica que prevê uma escala de funcionamento a partir do dia 24 de abril.

O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais sugere aos senhores vereadores a convocação do secretário municipal de Itaúna e o convite ao administrador do Hospital Manoel Gonçalves para um confronto de contas e explicações afim de se evitar esta tragédia anunciada nesta cidade que só conta com este pronto socorro. Amanhã a gente vai comunicar o fato ao Ministério Público, Promotoria de Saúde, que será comunicada oficialmente deste problema e espero que a imprensa noticie isto junto à opinião pública para que tenha ciência do que vai acontecer na cidade se não for tomada alguma medida. Eu tenho aqui uma cópia da carta dos plantonistas, enviada ao nosso conselho e também a resposta que, para os plantonistas, não foi convincente do Hospital Manoel Gonçalves.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *