Bactéria forte: médicos de São João del-Rei são treinados nesta quarta após morte de crianças

Bactéria forte: médicos de São João del-Rei são treinados nesta quarta após morte de crianças

A bactéria Streptococcus pyogenes, também conhecida como Streptococcus do Grupo A (Foto: CNN Brasil)

Os médicos da rede assistencial de São João del-Rei vão passar por um treinamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quarta-feira (25 de outubro). A equipe irá aprender a identificar e tratar casos de contaminação pela Streptcoccus pyogenes, bactéria que causou dor de garganta e vômitos em crianças da cidade e matou três delas, de 3, 10 e 11 anos, além de ter causado internação em mais quatro.

Segundo a SES-MG, o objetivo é orientar a rede de saúde para diagnóstico correto e tratamento de casos suspeitos de infecção. “Em casos de sintomas como febre e garganta inflamada, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado”, orientou. Mesmo assim, a pasta descartou se tratar de um surto da doença ou risco à saúde da população.

As mortes e internações de crianças deixaram os pais de alunos preocupados, tanto que um protesto foi realizado nesta terça-feira (24 de outubro). Ainda, as aulas nas escolas municipais de São João del-Rei estão suspensas, por tempo indeterminado.

Entenda os casos
Andreia Pereira Donato, de 43 anos, é uma das mães que fizeram uma manifestação nesta terça-feira (24 de outubro), em frente à Prefeitura de São João del-Rei. A mulher afirma que tudo começou há pouco mais de um mês, quando um menino, de 11, passou mal na escola com dor de garganta e vômito.

Ele foi levado a Upa da cidade, onde o médico receitou analgésicos e antibiótico. No dia seguinte, a criança piorou e foi internada na Santa Casa da Cidade, onde morreu dias depois. “Logo depois, veio o caso de uma menina de 3 anos que morreu após ter os menos sintomas, ela teve ainda febre alta e marcas arroxeadas pelo corpo”, conta.

Aulas de escolas em São João del-Rei serão suspensas até 5 de novembro

Os secretários municipais de saúde e educação de São João del-Rei prestaram esclarecimentos na Câmara Municipal da cidade, nesta terça-feira (24/10), após a morte de três crianças com uma ‘doença desconhecida’. A suspeita é que elas tenham sido infectadas com a bactéria Streptococcus A.

Segundo o secretário municipal de Educação, Delço José de Oliveira, as atividades das escolas municipais serão paralisadas entre 25 de outubro e 5 de novembro para desinfecção e limpeza generalizada.

Enquanto o Secretário Municipal de Saúde, Renê Marcos Fernandes, afirmou que os casos estão em acompanhamento e reforçou que os exames das quatro crianças internadas foram enviados à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise.

Ele confirmou que uma delas já testou positivo para a bactéria Streptococcus A.

O presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de São João del-Rei, Fabiano Pinto, conduziu parte da sessão com os secretários e afirmou ao Estado de Minas que o primeiro óbito não teve confirmação da bactéria, porque não havia suspeita. Porém, a criança com teste confirmado estuda na mesma escola que a vítima.

Publicado por Entre Rios News

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *