Gazeta Itaúna

Mineração Usiminas leva arte e sustentabilidade para as escolas de Itatiaiuçu

Mineração Usiminas leva arte e sustentabilidade para as escolas de Itatiaiuçu

Brinquedo de Terra (divulgação)

Patrocinado pela empresa, projeto “Brinquedo de Terra – Pigmentos Minerais para o Despertar Artístico-Cultural” contemplou estudantes da rede pública municipal

Do minério se faz o aço e, também, arte, em Itatiaiuçu. Foi o que mostrou o projeto “Brinquedo de Terra – Pigmentos Minerais para o Despertar Artístico-Cultural”, realizado entre os dias 21 e 25 de março, em todas as escolas da rede municipal na cidade, envolvendo estudantes com idades entre 9 e 12 anos.

Criado em 2016 pelo artista e engenheiro de minas Cláudio Freire, o projeto tem o objetivo de estimular em crianças e adolescentes, por meio do manuseio de pigmentos minerais, o aprendizado de técnicas artísticas e o incentivo à formação de um pensamento crítico sob a ótica da exploração dos recursos naturais. As atividades incentivaram as crianças e adolescentes a desenvolverem desenhos.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que as oficinas agregam valor ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Mineração Usiminas com o foco na sustentabilidade. “Ficamos felizes em levar esse projeto para dentro das escolas de Itatiaiuçu que, além de ensinar aos alunos sobre a relação humana com os minerais, mostra uma nova forma de reaproveitamento do minério e desperta a criatividade por meio da arte”, frisa.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Educação de Itatiaiuçu, Sônia Maria José Borges, as ações envolveram tanto os alunos como a equipe das escolas, colocando-os como protagonistas, além do incentivo a conhecerem mais sobre a região. “Ao trabalharem com um material que é retirado do próprio ambiente do qual eles fazem parte, os participantes são incentivados a conhecerem mais a região onde moram. As crianças amaram participar e, principalmente, os materiais que produziram, que puderam ser levados para dar continuidade em casa. Agradeço à Mineração Usiminas pela parceria e por proporcionar projetos educativos e funcionais como esse”, destaca a educadora.

O projeto contou com o patrocínio da Mineração Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A iniciativa teve apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura de Itatiaiuçu, por meio da Secretaria de Educação.

Brinquedo de Terra (divulgação)
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *