Qual é o problema da Rua Padre Marcos Heleno?

Qual é o problema da Rua Padre Marcos Heleno?

Não há como entender porque ninguém se importa com a Rua Padre Marcos Heleno, paralela à avenida São João. Rua antiga, de moradores idem, famílias que criaram os filhos ali e também conhecida como “Rua da Mina”. Aliás, a primeira atitude desastrosa que fizeram os políticos desta cidade foi enterrar esta mina. Água abundante, tinha até uma grande estrutura como uma cisterna, retangular, toda de cimento como um imenso tanque. Me lembro quando ainda menina ir brincar com as crianças desta rua e como era gostosa a água que tomávamos, que escorria entre os dedos da gente. Várias mulheres lavavam a roupa ali, batiam as peças na estrutura construída por alguém que nem imagino quem, lá pelos anos 1960. Água limpa, cristalina, geladinha. Esta minha lembrança tem perfume. O cheiro do sabão, da água sanitária colocada para tornar bem branquinhos lençóis e toalhas que eram colocadas para quarar no capim ao redor da mina.
Mas, aí veio alguém que achou bonito enterrar a mina. A cidade foi crescendo, melhorando, mas a rua não. O máximo que ela conseguiu de melhoria até hoje foi um calçamento, antigo já, e uns dois metros de asfalto quando o ex-prefeito Eugênio Pinto resolveu asfaltar tudo ao redor, menos a Rua Padre Marcos Heleno. Serão quantos metros para terminar de asfaltar a rua, uns 200, 300? São poucos. Agora o prefeito Neider, nesta sua febre de asfaltar o asfalto colocou nova camada de asfalto na rua Santana, que até subiu alguns centímetros, asfalto mal feito no encontro das ruas e, adivinhem! Não asfaltou a rua Padre Marcos Heleno! De novo!


É de amargar.
Naquela rua, na esquina com a Rua São João tinha um espaço que havia sido doado para um sindicato. Nada foi construído e o terreno voltou ao município. Então logo pensei: finalmente a rua pode ganhar uma pracinha naquela quina. Doce ilusão. O pedaço que daria uma pracinha para os moradores, até com aparelhos de ginástica prometidos por um certo vereador, foi entregue a um empresário para aumentar seu negócio e dar mais empregos.
Cansamos de denunciar que nada disto aconteceu e com muito custo foram lá três vereadores que não conseguiram enxergar que o aumento no negócio era na verdade um prédio de apartamentos que já estariam ocupados se não fossem as denúncias.
A Rua Padre Marcos Heleno é assim: de pessoas boas, trabalhadoras e esquecida por todos os políticos da cidade. Eu, desisto de pedir para vereador, prefeito alguns metros de asfalto. E se fosse os moradores desta rua, esqueciam de todos eles também, para sempre.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *