Mineração Usiminas recebe Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente de Itatiaiuçu

Mineração Usiminas recebe Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente de Itatiaiuçu

Foto: visita da Defesa Civil e Meio Ambiente (divulgação

Empresa convida órgãos públicos para visita técnica e mostra evolução do projeto de descaracterização da barragem Samambaia

A Mineração Usiminas recebeu nesta quarta-feira, 10 de abril, representantes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente de Itatiaiuçu. Os agentes públicos foram convidados pela companhia a conhecer as etapas do processo de descaracterização da barragem Samambaia já concluídas e ver de perto a evolução das obras.

O gerente de Meio Ambiente, Yuri Azevedo, e o coordenador de projetos da Geotecnia, Augusto Romanini, apresentaram em detalhes as intervenções que veem sendo realizadas, abordando a segurança e as ações ambientais para reintegração da área à natureza. Destaque ainda para o Centro de Controle Integrado, de onde é feito o monitoramento geotécnico com uso das melhores tecnologias, 24 horas por dia. A visita foi finalizada no Parque Central, resultado da descaracterização da antiga barragem Central e onde foram plantadas 12 mil mudas de espécies nativas.

“A descaracterização da barragem Samambaia é mais um investimento da Mineração Usiminas com foco em operações cada vez mais seguras e sustentáveis. A empresa investe continuamente nesse sentido e receber os representantes do poder público para atestar esse trabalho é mais uma forma de mostrar a transparência de nossos processos”, ressaltou o gerente de meio ambiente, Yuri Azevedo.

Da Defesa Civil estiveram presentes o comandante, Weberton Alysson da Silva, e o agente Mateus Guimarães. Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram da visita o diretor de gestão de resíduos sólidos, Heberte Carlos de Menezes, e o diretor de licenciamento ambiental, Douglas Teles Diniz.

Investimento em segurança e sustentabilidade

A descaracterização da barragem Samambaia, construída a jusante e desativada desde 2021, com a inauguração da planta de filtragem, começou em junho de 2023. O projeto conta com investimentos de cerca de R$ 200 milhões, consolidando mais um compromisso da Mineração Usiminas com a segurança e a sustentabilidade das operações, além de contribuir com a economia da região, por meio da geração de emprego e renda.

A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em 2025. Uma vez finalizada essa fase, a estrutura passará por avaliações da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) para certificação e conclusão da obra.  

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *