Eu sabia

Eu sabia

Publicado em 28/05

Sem querer ser a dona da verdade, mas sei que muita gente vai pensar assim, eu posso dizer que sabia disto. Sabia que a in-ternet seria uma faca de dois gumes, principalmente com a sua popularização. Não que todos não têm direito a este fantástico mundo de comunicação, mas a maioria não está preparada para ele e uma minoria está bastante preparada e sabe como manipular a massa para o bem e para o mal. Infelizmente mais para o mal.
Esta guerra contra as vacinas não vem de agora, da pandemia do Coronavírus.
Muito antes desta terrível doença muitos pais, conectados, já deixavam de levar seus filhos para vacinarem nas campanhas nacionais contra o sarampo, principalmente. Quando a Venezuela entrou em crise e o Brasil permitiu que milhares de venezuelanos viessem morar no país, começou um surto de sarampo que há muito tempo não havia. Acusaram os venezuelanos de trazerem a doença de volta. Mas nada disto. Ainda que eles carregassem a doença, se as crianças brasileiras estivessem em dia com suas vacinas não teria acontecido surto algum. Antes da Venezuela o vírus da ignorância já estava espalhado pelo Brasil e, não só por aqui, pelo mundo todo. A vacina que até então era o que de melhor aconteceu para a prevenção de doenças fatais passou a ser ques-tionada. Engraçado é que ninguém questionava a informação repassada nas redes sociais. Ohhhhh!
Vejo com tristeza o aumento no número de crianças que estão sendo contaminadas pelo Coronavírus e, com indignação, esta falta de compromisso com a saúde do filho pelos pais que não levam para a vacinação completa. Os que tomaram a primeira dose, muito pouco deles voltaram para a segunda dose.
Mas a epidemia não passou e segundo o secretário de saúde de Minas, Fábio Baccheretti, não vai passar nunca. Sempre vamos ter a doença de volta nos meses mais frios do ano. Muita gente pensa que, porque as mortes e internações diminuíram tudo está tranquilo, está tudo bem. Se pegar, rapidinho se cura. Mas, ninguém se recorda nesta hora que, fraca ou não, a doença deixa suas sequelas.
Em Itaúna, somente de quarta para quinta-feira, 21 pessoas foram contaminadas. Mas lembrem-se, 21 pessoas que fizeram o teste e que deu positivo. Porque muito mais gente que isto está com a doença e a ignora porque o teste é caro e porque acha que vai passar logo e sai por aí espalhando mais vírus.
Nada, nada, 73 pessoas foram contaminadas, oficialmente, nesta semana na cidade. Vacina e máscara. Sempre.

Zenaide Gomes

Zenaide Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *