Edênia apresenta Moção de Aplausos ao povo brasileiro pela resistência aos atos golpistas de 8/1

A vereadora Edênia Alcântara e o ex-vereador Mirinho

A vereadora itaunense Edênia Alcântara propôs Moção de Aplausos ao povo brasileiro na reunião desta terça-feira, 7.

A vereadora cumprimenta o povo do Brasil pela rápida resposta aos ataques terroristas de 8 de janeiro quando a Praça do Três Poderes foi invadida por golpistas que depredaram prédios públicos, obras de arte, móveis e tudo que viram pela frente de forma irracional. Edênia lembra ainda em sua Moção de Aplausos que o povo brasileiro foi às ruas, no dia seguinte, 9 de janeiro, em resposta aos atos de tentativa de golpe contra a democracia para deixar claro que não vai aceitar a impunidade daqueles que participaram, arquitetaram, executaram e financiaram os atos golpistas.

O ex-vereador Mirinho, PT, participou da tribuna durante a reunião para pedir que todos os vereadores assinassem a Moção de Aplausos e discursar sobre os atos contra a democracia, lembrando o que foi o período da ditadura no Brasil, com palavras fortes sobre as torturas praticadas naquele período.

Abaixo, na íntegra, a Moção proposta pela vereadora Edênia Alcântara:

            PROCESSO DE MOÇÃO Nº 01/2023

MOÇÃO DE APLAUSO

Autoria: Vereadora Edênia Alcântara

A Câmara Municipal de Itaúna, Estado de Minas Gerais, apresenta Moção de Aplausos ao Povo Brasileiro em agradecimento pelos seus atos em defesa da democracia no Brasil.

JUSTIFICATIVA

No dia 08 de janeiro de 2023, a democracia brasileira sofreu um torpe atentado. Os golpistas, oriundos de diversas partes do país, inclusive de Itaúna, invadiram, depredaram e roubaram objetos das sedes dos três poderes da República, em Brasília. O resultado disso foi uma grande perda histórica de bens materiais e um claro ataque à tão frágil democracia brasileira. Esta ação, financiada, articulada e praticada por apoiadores extremistas do ex-presidente derrotado nas últimas eleições, causaram horror e vergonha aos brasileiros que amam e defendem nossa democracia, que merece aperfeiçoamento e não covardes ataques perdedores ressentidos e inconformados com a vontade popular legitimamente expressa nas urnas. As urnas atacadas pelos golpistas elegeram deputados estaduais e federais, senadores e governadores que expressam o mesmo “projeto” do ex-presidente; urnas que ao longo dos últimos 26 anos, elegeu direita, centro e esquerda em todos os níveis e esferas de poder; urnas que elegeram, inclusive, todos os vereadores que hoje têm assento nesta Casa.

Entretanto, o ataque covarde à democracia brasileira encontrou resistência forte, corajosa e digna de aplausos de representantes dos três poderes da República e da grande maioria dos brasileiros, conforme pesquisa do data folha que mostrou que   93% do povo brasileiro repudiou aquela tentativa criminosa, chocante e vergonhosa de golpe. Além disso, na segunda-feira, dia 09 de Janeiro, um dia depois dos atos terroristas em Brasília, partidos e movimentos sociais convocaram às ruas todos e todas para defender a democracia e cobrar que o atual governo não conceda anistia para todos os apoiadores, financiadores e articuladores desta tentativa vergonhosa de golpe.

Por tudo isso, julgo conveniente, oportuno, justo e merecido que a Câmara Municipal de Itaúna preste uma homenagem à força do Povo Brasileiro com a aprovação desta MOÇÃO DE APLAUSOS E RECONHECIMENTO por tudo que fez e faz pela nossa democracia.

Isto posto,

DECIDE

O Parlamentar Municipal infra-assinado encaminhar a presente Moção de Aplauso ao Ministro Alexandre de Morais visando efetivamente um serviço de qualidade no Brasil.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *