SPFW 25 anos Segundo Dia

SPFW 25 anos Segundo Dia

SEGUNDO DIA 05/11/2020

Atemporalidade, funcionalidade e sustentabilidade são algumas das ideias que se destacaram entre as coleções exibidas no segundo dia do SPFW 25 anos. na ultima quinta-feira 5/11, seguindo a proposta 100% digital da edição, as marcas Korshi 01, A.Niemeyer, Amir Slama, Another Place e o Projeto Ponto Firme exibiram seus novos trabalhos em fashion films, desfiles gravados ou uma mistura dos dois. O evento também exibiu um minidocumentário sobre vestidos icônicos da carreira de Alexandre Herchcovitch, que completará 50 anos de idade em 2021.

KORSHI 01, de Pedro Korshi, desfilava pelo Projeto Estufa (iniciativa de novas marcas inovadoras do SPFW) e, agora, está no lineup oficial do evento. Desta vez, trazendo a Koleção 05, uma cápsula de 10 peças com diferentes possibilidades de uso, dando continuidade ao “armário inteligente” e versátil que a marca se propõe a oferecer. “Não tem nenhuma peça que passa despercebida nesse sentido”, comentou o designer após o desfile digital.

PONTO FIRME Os bastidores da coleção e o desfile foram exibidos em um vídeo com direção de Laura Artigas. Sobre a inspiração, o Ponto Firme informou que é baseada “nas relações de imagem entre eclipse, constelações e jangadas. O eclipse é uma referência à potência de dois astros, às suas luzes e também às suas sombras. A palavra eclipse também é usada em navegações e significa intervalo entre luz e escuridão, num farol de navegação”. Projeto Ponto Firme é um lindo projeto que leva uma alternativa de profissionalização aos detentos. É o fruto de uma parceria entre Igor Rocha, gestor educacional da unidade prisional, e Gustavo Silvestre, estilista e designer-artesão que ministra as aulas.

A.NIEMEYER Nascida há mais de dez anos visando inicialmente momentos mais relax, a A. Niemeyer logo se transformou na tradução de uma filosofia de vida, que preza pelo conforto acima de qualquer tendência, pela pausa em meio à loucura do mundo, pelo equilíbrio perante a loucura da vida. Nunca faltou uma legião fiel de clientes à marca, mas não poderia haver melhores peças para simbolizar o que praticamente todos desejam vestir neste momento: roupas ultraconfortáveis, e ainda assim despretensiosamente chics. Se tal bandeira agora já é fato consumado, é hora da dupla Fernanda Niemeyer e Renata Alhadeff ajudar a hastear outra: a de que a moda não é descartável. “Mesclamos peças de coleções antigas, da atual e itens que vão entrar só na próxima para bater na tecla da atemporalidade. Queremos que nossas clientes tenham uma relação mais saudável com a moda, ela não pode ficar ultrapassada em seis meses”, contam sobre o desfile virtual apresentado hoje no SPFW.

ALEXANDRE HERCHCOVITCH completa 50 anos em julho do ano que vem. Como em uma festa adiantada, o estilista aproveitou a edição de 25 anos do São Paulo Fashion Week para relembrar sua carreira em mini-doc. Para celebrar sua trajetória na moda brasileira, Alexandre escolheu 6 peças icônicas para falar sobre seu processo de criação e como ela conversa com sua história.

AMIR SLAMA O estilista conhecido por revolucionar a moda praia nacional decidiu fazer de sua apresentação um desfile filmado. Numa casa no Jardim Europa, em São Paulo, mostrou sungas, bermudas, camisas, biquínis, maiôs e saídas de praia em propostas mais contidas e simplificadas do que em temporadas passadas. A inspiração para as modelagens são aquelas vistas no final dos anos 1970, início dos 1980 por isso, a asa delta e a microsunga. A coleção tem como base a reciclagem de materiais e tecidos disponíveis no ateliê da marca. A reprodução de uma passarela tradicional em clima de reality show, contudo, reduziu o impacto da apresentação, que ainda sofre com close-ups indelicados nem sempre necessários e com a alienação às questões de diversidade de corpos.

ANOTHER PLACE “Foi tudo pensado para nossos clientes, são releituras de peças clássicas que sempre nos pedem”, diz Rafael Nascimento, diretor criativo da Another Place. E já que são itens conhecidos, em sua maioria básicos, como camisetas, tops, underwears, bodies e segundas-peles, para que focar nas roupas, não é mesmo? “Foi a coleção mais comercial que já fizemos. Já o vídeo, é bem conceitual, as roupas mal aparecem.”

E assim terminamos o segundo dia de SPFW 25 anos!

Créditos: L’officiel, Metrópolis, Vogue, SPFW 25anos.

Fabrício Franco

Fabrício Franco

Moda é se vestir de acordo com o que está em alta. Estilo é ser você mesmo. Abração e até a próxima!

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