Só nesta semana Itaúna registrou 85 novos casos de Covid-19

Só nesta semana Itaúna registrou 85 novos casos de  Covid-19

É crescente o número de novos registros de casos de contaminação pelo novo coronavírus em Itaúna. Na segunda-feira, dia 27 de dezembro, foram 26, pelos dias de feriado e fim de semana, mas na terça-feira vieram mais 12 casos, seguidos de mais 19 na quarta-feira e hoje, quinta-feira, dia 30, são mais 26 casos.

No total 85 pessoas foram contaminadas nos últimos dias. As aglomerações mais recentes foram as festas promovidas pelos campeonatos de futebol quando o Atlético Mineiro saiu vitorioso e o natal, passeios na praça, compras, festividades. Mas o principal meio de contaminação veio do relaxamento das pessoas com os cuidados preventivos.

Como a cidade passou vários dias sem registrar nenhum caso, as mortes diminuíram muito e idem para as hospitalizações; o itaunense passou a usar máscaras apenas em locais onde exigem o acessório. Mas, as festinhas de fim de ano ocorrem desde o princípio do mês entre grupos de amigos ou de trabalho, famílias. A cidade vivia um clima de normalidade, como se a pandemia tivesse ido embora.

E, apesar das notícias sobre a nova variante, Ômicron e seu grande poder de propagação, as pessoas ficaram mais tranquilas porque a vacina mostrou sua eficácia. Então o relaxamento deu espaço para a nova cepa. A Ômicron, segundo os especialistas, é altamente contagiosa, mas já que a população está vacinada em todo o país, com pelo menos duas doses, o contágio traz sintomas mais leves, menos hospitalizações e, consequentemente, menos mortes.

Amanhã é dia de réveillon. Mais abraços, mais beijos, mais aglomerações. Não há como evitar que nos próximos sete ou oito dias os casos tenham aumento considerável.

O importante agora é todo mundo atentar para o perigo, porque a doença, mesmo mais leve, pode deixar sequelas, algumas terríveis e para sempre.

Hoje, dia 30, na cidade 108 pessoas estão contaminadas, ainda em tratamento e apenas uma hospitalizada no CTI Covid do Hospital Manoel Gonçalves e tem idade entre 30 e 40 anos.

Uma criança menor de 10 anos está entre os registros desta quinta-feira.

O gráfico mostra vários dias de contaminação zero e a crescente evolução da doença em Itaúna
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *