Sistema Compartilha fica fora do ar

Sistema Compartilha fica fora do ar

Os interessados em aderir ao Pronampe devem aacessar o Gov.br com conta prata ou ouro

Após a publicação da Portaria que estabelece as regras para a contratação do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o Sistema Compartilha, ferramenta exigida para a adesão, deixou de funcionar.
A opção ‘Autorizar Compartilhamento de Dados’ não funciona no e-CAC e essa é a única forma de negociar com o banco a liberação do crédito.
Até então, os contribuintes tinham que permitir o compartilhamento de dados por meio do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), na opção “Autorizar Compartilhamento de Dados”, localizada na aba de serviços “Outros”.
Agora, de acordo com usuários, só é possível realizar o acesso por meio da plataforma Gov.br com as assinaturas prata ou ouro.
Ou seja, não basta ter um certificado digital para agilizar o processo junto à Receita.
Agora, a assinatura eletrônica passou a ser obrigatória, uma vez que todo o trâmite é feito pelo Gov.br.

Pronampe
O Pronampe foi criado em maio de 2020 para ajudar empresários durante a crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus e se tornou permanente em junho de 2021. A Lei 14.348/22, publicada no final de junho, incluiu os Microempreen-dedores Individuais (MEIs) e empresas de médio porte no programa.
Entre os principais pontos que a Lei 14.348/22 trouxe ao programa, estão:
1-Inclusão dos MEIs que agora podem participar do programa e ter acesso a esse crédito. Antes, esse grupo não era contemplado;

2-Inclusão das empresas com receita bruta anual de até R$ 300 milhões. Anteriormente, apenas empresas com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões poderiam aderir às linhas de financiamento;

3-O valor a ser liberado poderá ser dividido em até 48 parcelas.

4-A taxa de juros anual máxima será igual à taxa Selic (atualmente em 12,75% ao ano), acrescida de 6%. Em 2020, esse acréscimo era de até 1,25%.

5-O prazo para começar a pagar o empréstimo aumentou para 11 meses. Nas rodadas de 2020, o programa tinha prazo de carência de oito meses.

As instituições financeiras cadastradas para conceder empréstimos para as empresas vão começar a fazer o trâmite legal para a liberação dos recursos a partir do dia 25, como determinou o Ministério da Economia, em portaria publicada nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União.

Avatar

Alisson Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *