Gazeta Itaúna

Região da Serra Azul recebe curso gratuito para profissionais da Educação

Região da Serra Azul recebe curso gratuito para profissionais da Educação

A educadora e artista Stela Barbieri

Professores, pedagogos, educadores e demais interessados em experimentar novas metodologias para a sala de aula poderão aprender a transformar a escola em um ateliê vivo, durante o curso “Laboratórios de Invenção: o Ateliê de Artes na Escola”, patrocinado pela Mineração Usiminas.
Ministrado pela artista plástica e consultora nas áreas de educação e artes Stela Barbieri (SP), o curso presencial será no dia 12 de abril (terça-feira), às 19h, na Escola Municipal João Marques Machado, em Itatiaiuçu, com duas horas de duração. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 9.8437-3330.
São convidados os profissionais de Educação de todos os municípios da região da Serra Azul, que receberão certificado de participação. Ainda neste mês, Stela Barbieri ministrará a palestra em Ipatinga (MG) e Cubatão (SP).
A ação integra o Programa de Formação de Educadores e Arte-Educadores da Ação Educativa do Instituto Usiminas e é uma contrapartida social realizada por meio do projeto Plano Anual Instituto Usicultura 2021 (Pronac 204823).

Educação de Qualidade
No curso, Stela Barbieri irá mostrar diferentes modos de fazer arte com estudantes na escola, utilizando materiais e técnicas simples e acessíveis para organizar e preparar aulas experimentais para todos os anos em que o ensino de arte é praticado.
Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da ONU, de nº 4, que versa sobre Educação de Qualidade. “Trata-se de um curso que incentiva educadores e toda a escola a repensar as formas de trabalhar a arte com estudantes de todas as idades, com atividades que vão permitir explorar os potenciais criativos do espaço escolar”, frisa Penélope.

Palestrante
A educadora e artista Stela Barbieri (foto) é também conselheira da Fundação Calouste Gulbenkian (2012-16). Foi curadora educacional da Bienal de Artes de São Paulo (2009-14) e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake (2002-13). É assessora de artes plásticas na Escola Vera Cruz há 25 anos, autora de livros infantis e contadora de histórias. Dirige o Binah Espaço de Artes, um ateliê vivo, com aulas, palestras e formações.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *