Projetos patrocinados pela Mineração Usiminas aliam arte, sustentabilidade e economia criativa

Projetos patrocinados pela Mineração Usiminas aliam arte, sustentabilidade e economia criativa

Oficina da Acirpa – Divulgação Usiminas

A comunidade de Itatiaiuçu está movimentada com a realização de projetos socioculturais que unem capacitação em arte, sustentabilidade e promovem geração de renda. As iniciativas são o “Danças, Artes e Tramas” que é realizado pelo Instituto Fred, com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e a manutenção da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), patrocinada pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Os projetos contam com o apoio do Instituto Usiminas.oficina da Acirpa – Divulgação UsiminasA comunidade de Itatiaiuçu está movimentada com a realização de projetos socioculturais que unem capacitação em arte, sustentabilidade e promovem geração de renda. As iniciativas são o “Danças, Artes e Tramas” que é realizado pelo Instituto Fred, com o patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; e a manutenção da Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa), patrocinada pela Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Os projetos contam com o apoio do Instituto Usiminas.

De acordo com a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, os projetos incentivados pela Mineração Usiminas contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua. “A parceria com iniciativas como Fred e Acirpa possibilita a mobilização social de todo o território, traz conceitos como empreendedorismo e oportunidades de geração de emprego e renda, contribuindo de forma efetiva para o fortalecimento comunitário”, enfatiza Penélope.

Na última semana, teve início o projeto “Danças, Artes e Tramas”, que visa o desenvolvimento da comunidade estimulando os participantes a aprenderem técnicas e empreenderem, gerando renda por meio da comercialização dos seus produtos artesanais. A proposta é promover oficinas de formação nas áreas de tapeçaria e dança. As primeiras ações do projeto são as “Oficinas de Artes Plásticas/Tapeçaria”, que abordam a técnica (artesanal) da trama sem nó, em grupos de convivência previamente selecionados. A aula inaugural foi realizada na quinta-feira (23/9), na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Todas as etapas serão disponibilizadas pelo canal do Instituto Fred no YouTube.  

O projeto vai oferecer na sede do Cras as aulas gratuitas duas vezes por semana, supervisionadas por uma equipe multidisciplinar formada por Coordenador Pedagógico Social, Assistente Social, Professor de Artes Plásticas, Educadores Sociais e palestrantes das áreas de Psicologia e Empreendedorismo. Ainda há vagas e os interessados podem se inscrever no Cras, pelo telefone (31) 3572-1586.

O projeto também é realizado em Contagem, onde a aula inaugural foi na segunda-feira (20/9). 

Acirpa

Na quinta-feira (23/9), representantes do Instituto Usiminas e da Mineração Usiminas fizeram uma visita a algumas oficinas na Acirpa. O objetivo do projeto é a manutenção das atividades da instituição, bem como o desenvolvimento do grupo de artesãos de Itatiaiuçu com capacitações por meio de oficinas de artesanato realizadas em sua sede, descobrindo e formando novos talentos no artesanato.

Oficina da Acirpa – Divulgação Usiminas
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *