Números baixos confirmam Itaúna na onda verde. Estado tem 11 pessoas contaminadas pela variante Delta

Números baixos confirmam Itaúna na onda verde. Estado tem 11 pessoas contaminadas pela variante Delta

Itaúna vai continuar na onda verde do programa Minas Consciente já que os números apontam para uma desaceleração da contaminação. Entre os dias 7 e 12 de agosto o número de novos registros foi de 54 contaminados, número alto, 7,7 pessoas em média diariamente, mas baixo em relação a meses anteriores.

A ocupação de leitos de CTI Covid no Hospital Manoel Gonçalves variou entre oito e nove pacientes diários. Na enfermaria durante dois dias não tinha pacientes de Itaúna internados.

Panorama em Minas

Os números gerais relacionados à pandemia em Minas seguem em tendência de desaceleração. A incidência teve queda de 18% nos últimos 14 dias; a positividade, que indica como está a circulação do vírus, atingiu o menor patamar desde fevereiro. Outro dado, que também reflete maior controle do coronavírus, diz respeito às solicitações de internação que diminuíram 32% em um mês. Hoje, o número de pacientes aguardando leitos é de 33.

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destaca que o avanço da vacinação tem gerado um efeito cascata em todos os indicadores.

“Com o aumento da imunização, temos percebido que tudo está melhorando. As curvas de hospitalizações e a ocupação de leitos estão caindo. O vírus está circulando menos, mas isso não significa que devemos baixar a guarda. É importante que todos procurem a imunização e tomem todas as doses. Todas as vacinas são eficazes e salvam vidas’’, ressaltou.

Variante Delta

Quanto à preocupação com a circulação da variante Delta no estado, o secretário de Saúde informou, durante a reunião do Comitê Covid, que nove microrregiões estão realizando testes genômicos para mapear a mutação do vírus.

Conforme a última atualização da pasta, até essa quarta-feira (11/8), eram 11 confirmações.

Os casos estão sendo investigados junto aos municípios para avaliação do histórico dos pacientes e seus contatos. Dessa forma, ainda não é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Delta em Minas.

As ações de vigilância e monitoramento foram reforçadas a fim de coibir a disseminação da variante no estado.

Por Gazeta Itaúna e Agência Minas

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *