Gazeta Itaúna

Mais de 18 pessoas se contaminam por dia em Itaúna com a Covid

Mais de 18 pessoas  se  contaminam por dia em Itaúna com a Covid

O último dia do mês de maio já avisava que a Covid não ia dar trégua neste inverno. O mês que encerrou com 32 novos casos de contaminações pela Covid-19 em 24 horas somou nos seus 31 dias 232 contaminados.
O mês de junho teve início tranquilo com apenas dois casos conhecidos. É sempre bom frisar isto: casos conhecidos, porque não há testagem em massa, não há muita gente interessada em fazer o teste, até porque é caro e os sintomas, muito semelhantes aos da gripe, não preocupam tanto por causa da vacinação.
Mas na quinta-feira foram confirmadas mais 43 contaminações e na sexta mais 33 novos casos. Assim, o mês de junho, nos seus 3 primeiros dias contabilizou 78 casos, quase um terço dos números de todo o mês de maio.
Maio fechou com duas pessoas hospitalizadas, o que há muito não acontecia, e apenas uma continuava nesta sexta-feira sob cuidados do hospital Manoel Gonçalves, mas não há informação se esta internação é na enfermaria ou CTI.
A taxa de transmissão na sua média de sete dias também vem subindo muito. No boletim da Secretaria de Saúde 18,43 pessoas por dia recebem diagnóstico positivo para a doença. E mais uma vez lembrando que estes casos são os conhecidos pela secretaria, mas muito mais pessoas devem estar circulando pela cidade positivas para a doença sem saber que estão contaminadas e assim o vírus vai se espalhando.
Muitas cidades em Minas já voltaram a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados; a capital, Belo Horizonte não obrigou sua população a usar a máscara, mas recomendou que o acessório não seja esquecido.


Sequelas
Se os sintomas da Covid estão mais brandos até onde se sabe neste momento, não se pode dizer o mesmo das sequelas que a doença deixa em suas vítimas. Exemplo recente é o da cantora Joelma que apareceu em shows com o rosto inchado. Joelma teve a doença três vezes, a última no mês de janeiro.
Em entrevista ela contou que “ainda estou cuidando das sequelas da covid-19. Minha memória ainda está mais ou menos, tem horas que vou falar algo e me esqueço, a palavra não sai. Tive queda de cabelo, perda de memória, afetou minha visão, minha audição. Mas faço acompanhamento, tomo medicações e sigo trabalhando agora”.
Mas há registros de sequelas como fadiga, dor de cabeça, dificuldades respiratórias, dor de garganta, lesões pulmonares, dor no peito, tosse persistente, dor muscular e articular, an-siedade, depressão, insônias, dificuldade de concentração, névoa mental, perda de me-mória, perda de olfato, perda de paladar, irritações cutâneas, perda de apetite, vômitos, dor abdominal, diarreia, inconti-nência urinária e fecal, altera-ções no ciclo menstrual, queda de cabelo, arrepios, refluxo gastroesofágico,suor abundante, arritmias e palpitações cardíacas, inflamação do miocárdio, edema dos membros.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *