Festa de Nossa Senhora do Rosário começa nesta segunda-feira, 1º de agosto

Festa de Nossa Senhora do Rosário começa nesta segunda-feira, 1º de agosto

Foto: Prefeitura de Itaúna

Considerado um bem imaterial da cidade de Itaúna e superadas as restrições impostas pela Covid-19, a festa do Reinado está de volta em 2022. A programação será realizada de 1º a 17 de agosto, com guardas locais de congado e outras convidadas de cidades da região se revezando nas homenagens à Nossa Senhora do Rosário. Além da estrutura de todos os anos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prepara intervenções para a retomada dos festejos. O valor repassado pela Prefeitura de Itaúna nesse ano será de R$ 80.000,00, vindo do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, cujos recursos são captados por meio do ICMS Cultural Estadual, mediante documentação própria de comprovação apresentada anualmente. A verba é repassada à associação que representa as guardas e esta fica responsável pela divisão entre as mesmas. O ponto alto das comemorações serão os dias 14 (visita de guardas de outras cidades) e 15 (feriado municipal), com expectativa da presença de devotos e simpatizantes da festa.
As guardas itaunenses que já confirmaram presença são: Candomblé Feminino, Vilão, Nossa Senhora do Rosário, Moçambique Santa Efigênia, Moçambique São Benedito, Virgem do Rosário, Moçambique São Benedito, Santa Cruz, Santa Edwiges e Moçambique Império Nossa Senhora do Rosário.
A Festa do Reinado atravessa gerações em Itaúna há mais de dois séculos e sintetiza a cultura e a fé do povo itaunense.

Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele. A devoção é muito antiga e teve origem com os monges irlandeses no século VIII, que recitavam os 150 Salmos. Como os leigos não sabiam ler, os monges ensinaram a rezar 150 Pai Nossos, que mais tarde foram substituídos por 150 Ave Marias. Assim, a devoção, começou a se espalhar pelo mundo.
A palavra Rosário quer dizer um tanto de rosas, um buquê de rosas que se oferece a Nossa Senhora. Cada Ave Maria é uma rosa que oferecemos à Mãe, com carinho e esperança.
São Domingos de Gusmão foi o grande propagador do Rosário no início do século Xlll. Naquela época havia muitos hereges que desviavam os fieis da Igreja Católica. São Domingos a pedido de Nossa Senhora, começou a combater as heresias, que crescia na França. São Domingos com a insistente oração do Rosário conseguiu acabar com os hereges.
A Festa de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos escravos do Brasil colonial, foi realizada pela primeira vez em Olinda (PE), no ano de 1645. A santa já era cultuada na África, levada pelos portugueses como forma de cristianizar os negros. Eles eram batizados quando saíam da África ou quando chegavam ao Brasil. No Brasil foram criadas Ordens do Rosário dos Pretos, confrarias religiosas fundadas por escravos evangelizados.
Discrição retirada da Folha de São Paulo.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *