Gazeta Itaúna

Emerenciano da Catalunha

Emerenciano da Catalunha

Passeios
A Prefeitura de Itaúna deveria encontrar uma maneira para obrigar aos donos de residências onde os passeios estão irregulares a corrigi-los para que fiquem o mais possível planos. Sejam eles em frente à residências ou comércios.
As pessoas com mais dificuldades de mobilidade estão preferindo aqui em Itaúna a andar na beira da rua, correndo o risco de serem atropeladas. Arriscam-se por medo de uma queda.

Passeios ll
E tem os proprietários que acham que o passeio é extensão de sua casa. Não é. O passeio pertence ao Município, mas cabe ao dono do imóvel conservar e colocar piso para que não seja escorregadio para não provocar quedas, não tenha buracos e não tenha armadilhas como degraus, verdadeiros morros para facilitar a entrada de uma garagem, mas que atrapalham muito o pedestre.

Passeios lll
A Rua Cel. Francisco Manoel Franco, conhecida como rua do Santander, citada tantas vezes nesta coluna, além de passeios irregulares, eles são tão estreitos que mal cabem uma só pessoa. A Prefeitura precisa urgentemente arrumar o trecho, a exemplo do que foi feito nas ruas Antônio de Matos e Arthur Vilaça. Falta vontade política ou competência?

Passeios lV
Na Praça da Matriz os passeios eram todos planos. Como alguns comerciantes acham que o passeio é deles, levantaram o piso de alguns. E com isso fizeram uma extensão de sua loja. Levantaram o piso em lojas entre os bancos Mercantil e Brasil. E do outro lado da praça levantaram os pisos entre o estacionamento Central Park e a esquina da rua Manoel Gonçalves. A Prefeitura não deveria dar alvará a quem faz passeios armadilha.

Passeios V
E o pior destes passeios irregulares é quando tem um degrauzinho quase invisível por causa do tipo de piso que é colocado. Enganam o pedestre. Eles não se dão ao trabalho de colocar uma fita amarela para mostrar que ali tem um obstáculo. Simplesmente deixam o pedestre à própria sorte.
Na rua Silva Jardim tem uma loja de decoração que tem seu passeio em foram de rampa. O pedestre passa sobre ele meio tombado. Além de completamente perigoso, difícil de ser usado ele ainda tem um piso que nos dias de chuvas fica escorregadio.
Volto ao assunto.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *