É sério isto?

É sério isto?

Li espantada no jornal Folha do Povo na semana passada que tramita na Câmara Municipal de Itaúna, em análise nas devidas comissões, um projeto que, se aprovado, vai dar à empresa Viasul 14 milhões e meio de reais. O motivo é que a empresa teve prejuízos por causa da pandemia.
Mas ela é uma empresa como outra qualquer, ou melhor, até fatura mais que a maioria das empresas de Itaúna. E as empresas de Itaúna também tiveram prejuízos por causa da pandemia. No mundo todo. Famílias inteiras até hoje estão sem sustento certo por causa da pandemia. Comércio e serviços fecharam as portas por causa da pandemia. E quem os ajudou?
Brincadeira uma empresa rica como esta, que já explora o itaunense com suas tarifas absurdamente caras, ainda querer o dinheiro dos impostos pagos por estes mesmos usuários de seus coletivos. Absurdo que ônibus meia boca como os que por aqui circulam, sujos, quebrando pelos trajetos, transportando o itaunense com perigo porque não têm cobrador, ainda precisam de mais dinheiro.
Absurdo ainda que a Câmara que já levou várias “bananas” da empresa que simplesmente não comparece quando é solicitada pelos vereadores para dar alguma explicação, tenha coragem de aprovar um disparte destes.
E o que ela propõe em troca? Lavar os ônibus? Contratar trocadores? Seguir horários? Respeitar o passageiro? Não aumentar o preço da passagem por quanto tempo?
Em Belo Horizonte, acompanho o que as empresas de lá estão fazendo. Receberam da Prefeitura uma das parcelas do total de 237,5 milhões de reais, de mais de 90 milhões de reais para cobrir o prejuízo da pandemia, melhorar o transporte, cuidar melhor dos ônibus, colocar mais ônibus e o que aconteceu? Na manhã desta sexta-feira, 22, eram 2.700 reclamações de que o serviço continuava a mesma coisa. As empresas são tão sem vergonhas que este projeto já estava tramitando há meses na Câmara de BH, há semanas foi aprovado e só agora, depois de 2.700 reclamações protocoladas dos usuários de que a empresa não está cumprindo a sua parte é que elas abriram 300 vagas de empregos para o que acordaram.
E quem confia que a Viasul vai fazer alguma coisa diferente aqui? Esta Viasul é dos mesmos empresários que no início da pandemia tentaram burlar a lei, tentaram ser melhores que a população que os sustentam, e tomar a vacina contra a covid antes de todo mundo.
Pois bem! Tem 14 milhões de reais aí na cidade sobrando? Que bom! Assim o hospital pode voltar a oferecer o serviço de neurocirurgia. Ótimo, por parte dos vereadores porque com este dinheiro a gente pode inventar algumas frentes de trabalho para ajudar as pessoas que estão desempregadas e não possuem qualificação para as vagas que estão surgindo. Destino para todo este dinheiro é o que não falta, mas para a Viasul, por favor, prefeito e vereadores, tomem tento!

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *