Dois trabalhadores morrem prensados em mineradora do Grupo J. Mendes

Dois trabalhadores morrem prensados em mineradora do Grupo J. Mendes

 Michel Martins do Carmo é uma das vítimas fatais. Foto: Reprodução

Dois trabalhadores da empresa Vordex Soluções Industriais, que presta serviços à Ferro+ Mineração, pertencente ao Grupo J. Mendes, morreram quando trabalhavam na manutenção de filtragem em um equipamento.
Segundo colegas eles foram prensados por equipamentos no trágico incidente.
A Ferro+ Mineração emitiu uma nota oficial confirmando o acidente em suas instalações e lamentando a perda dos dois colaboradores terceirizados da Vordex Soluções Industriais. A empresa ressaltou que todos os esforços possíveis foram feitos para socorrê-los, porém, infelizmente, ambos vieram a óbito.
Uma das vítimas fatais foi identificada como Michel Martins do Carmo, 22 anos, natural do Espírito Santo. O jovem estava em seu primeiro dia de trabalho na mineradora. O corpo de Michel será sepultado em Carandaí, interior de Minas, onde reside sua família. O outro trabalhador que perdeu a vida no acidente de trabalho era de Conselheiro Lafaiete.

Nota da +Ferro Mineração:
“A Ferro+ Mineração informa que na noite dessa quarta-feira (06/12) ocorreu um acidente em suas instalações na cidade de Ouro Preto, envolvendo dois colaboradores terceirizados da empresa VORDEX Soluções Industriais. Apesar de todos os esforços ambos os colaboradores vieram a óbito.
Expressamos nossa solidariedade aos familiares e informamos que estamos apoiando a empresa nas devidas tratativas.

A Ferro + Mineração lamenta profundamente e se solidariza com a dor de amigos e familiares das vítimas.
Comprometemo-nos com a segurança dos nossos colaboradores e parceiros e colaboramos de forma ativa com as autoridades competentes para esclarecer o acidente”.

O Sindicato Metabase dos Inconfidentes também se manifestou em nota. Confira:
Na noite de ontem, 06/12, lamentavelmente, recebemos relatos de um trágico acidente que ceifou a vida de dois trabalhadores terceirizados da empresa Vordex. Esses profissionais, que deixaram suas casas para trabalhar, infelizmente, não retornaram às suas famílias.
Em primeiro lugar, estendemos nossas condolências a todos os trabalhadores diretos e indiretos da área da Ferro+ Mineração e a suas famílias.
Entretanto, é inaceitável a negligência com que a indústria mineradora tem tratado seus trabalhadores, configurando, mais uma vez, um crime contra a classe laboral.
Conversas com alguns trabalhadores revelaram que, além das longas jornadas, superando 12 horas diárias na manutenção dos equipamentos, há denúncias de que os dispositivos de segurança não estavam devidamente acionados.
Embora nosso Sindicato não represente empresas terceirizadas da Ferro+, estamos ao lado de todos os trabalhadores, vigilantes diante de eventos que comprometem a saúde, tanto mental quanto física, dos profissionais. Em agosto deste ano, formalizamos denúncias à Ferro+ devido a informações sobre falhas nos procedimentos de bloqueio de equipamentos em empresas terceirizadas.
A Ferro+ confirmou os óbitos às 20:06, mas não forneceu detalhes sobre o incidente. No entanto, é evidente que a responsabilidade pelos acidentes na mineração recai sobre a empresa, que acelera o ritmo de trabalho em busca de lucro, muitas vezes negligenciando a segurança dos trabalhadores. O assédio diário vem resultando em adoecimento e, em casos extremos, na perda de vidas laborais.
Nosso Sindicato já tomou medidas, acionando o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, além de solicitar fiscalização na empresa e a devida punição dos responsáveis. Estamos comprometidos em garantir que a verdade seja revelada e que justiça seja feita em prol da segurança e bem-estar dos trabalhadores.

Fonte: Sou Notíciahttps://www.sounoticia.com.br/noticia/116318/geral/tragedia-em-ouro-preto-dois-trabalhadores-morrem-prensados-em-mineradora-07122023

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *