Assistente educacional é demitida depois de aconselhar agressão contra crianças

Foto: reprodução de portal da Prefeitura Muncipal de Divinópolis

A Secretaria de Educação de Divinópolis convocou todas as assistentes educacionais que atuam no município para uma reunião hoje, segunda-feira, 6.

A reunião, de caráter emergencial, vai tratar sobre áudios atribuídos a uma assistente educacional onde incentiva o uso mais agressivo para tratar com crianças. Segundo o áudio que circula nas redes sociais a funcionária da Prefeitura de Divinópolis teria dito:

“Se a meninada vier partir para a violência, se você der uns tapas, uns murros, não dá nada não. Isso é defesa. Agora você vai ficar… abrir a boca e deixar bater? Não, é defesa. Não deu conta de segurar, dá uns tapas. Não tem nada a ver não. Isso não dá nada para ninguém não. Isso é lei!“. 

O compartilhamento do áudio e prints chegaram à Secretaria Municipal de Educação daquela cidade que dispensou a funcionária. Os outras profissionais que deixaram mensagens  no grupo apoiando a fala da assistente, concordando com o método agressivo e até sugerindo outros, também serão punidos.

Nota de Esclarecimento – Assistente educacional aconselha agressão contra crianças

A Prefeitura de Divinópolis, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, na tarde deste sábado (4/2), chegou ao conhecimento das autoridades, prints e áudios de um grupo de rede social, supostamente composto por algumas assistentes educacionais do município com conteúdo perturbador.

Em um dos áudios, uma assistente educacional diz: “Se a meninada vier partir para a violência, se você der uns tapas, uns murros, não dá nada não. Isso é defesa. Agora você vai ficar… abrir a boca e deixar bater? Não, é defesa. Não deu conta de segurar, dá uns tapas. Não tem nada a ver não. Isso não dá nada para ninguém não. Isso é lei!”, disse. Em outros áudios a mesma voz diz que vai “ensinar defesa pessoal” e em outro ensina uma atitude agressiva contra uma criança. 

Ao tornar conhecimento dos fatos, a secretária de Educação Andreia Dimas entrou em contato com a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida que decidiram as primeiras providências: 

– Através do número de contato eu constava nos prints das mensagens, assistente educacional já foi comunicada que deverá estar na sede na Semed na segunda-feira (6/2) pela manhã.

– O contrato desta pessoa será rescindido.

– Todas as pessoas que participam do referido grupo de WhatsApp, que tiverem concordado com as falas da assistente educacional, também sofrerão as mesmas punições.

– Todos áudios e prints da conversa serão encaminhados para a Polícia Civil, para que a mesma tome as medidas cabíveis.

– Todas as assistentes educacionais contratadas estão convocadas a participar de uma reunião na segunda-feira (6/2) na sede da Semed às 11h30. O objetivo será o de Conduzir alinhamentos sobre o atendimento de apoio aos estudantes público alvo da educação especial. Estão convocados os profissionais de apoio a inclusão.

Segundo a secretária de educação, Andreia Dimas, nenhum comportamento desumano será aceito no âmbito educativo, seja ele em relação ao estudantes típicos ou do público alvo da educação especial.
Janete Aparecida deixa claro que as assistentes educacionais, estão preparadas para trabalhar com as crianças e que o município busca melhorar cada vez mais a educação especial.  “O município estará sempre protegendo as crianças e lutando pela melhor qualidade no ensino, e segue nos avanços da educação especial. Esse tipo de conduta desta assistente educacional é de  índole pessoal e não atinge os demais assistentes educacionais que o município de Divinópolis tem”, ressaltou.

A vice-prefeita pede desculpas pela má conduta desta assistente educacional.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *