As pérolas, sempre clássicas, estão em alta em 2022

As pérolas, sempre clássicas, estão em alta em 2022

As pérolas estarão no centro dos olhares em 2022, e isso não e novidade pois ao longo do ano um colar de pérolas sempre foi desejado. Colares, brincos e roupas na cor ou adornadas com a joia serão super vistos nas passarelas, festas, de gala ou não, na moda masculina e nas ruas. Masculino? Sim PA um dos jogadores da casa mais vigiada do Brasil sempre usando um colar de pérolas que já virou hit fora da casa.

Paulo André “PA BBB22” Expressão de uma masculinidade sem preconceitos. Foto: Instagram QG Brasil

Pensando no passado e no presente iniciado no ano passado com a estética artesanal, marcada por acessórios contemporâneos que flertam com a nostalgia. Poucos ornamentos evocam tanto o passado quanto as pérolas.

Contudo, o mais interessante e divertido é que, agora, elas aparecem usadas de outros jeitos por pessoas insuspeitas, compondo surpresas.

A cantora inglesa Billie Eilish, de 20 anos, mistura modelos sobre camisetas ou vestidos finos. “As pérolas estão sendo ostentadas de maneiras modernas por pessoas de diferentes estilos”, diz Maurício Okubo, diretor de marketing da joalheria Julio Okubo. A turma da moda também aderiu. As irmãs Bella e Gigi Hadid e Kendall Jenner, por exemplo, desfilam por aí com cordões e vestidos em tons perolados.

Billie Eilish Foto: @bellahadid/Instagram

Pérolas são gemas esféricas orgânicas produzidas por ostras em reação a corpos estranhos, como grãos de areia ou parasitas. Os moluscos passam a fabricar a madrepérola, substância que, solta em camadas, endurece em torno do invasor e ganha uma forma arredondada e cristalina. É um processo que pode levar de seis meses a cinco anos. Por isso, são tão preciosas. Estima-se que apenas uma em cada 10 000 ostras produza uma pérola naturalmente. Aquelas cujas esferas são simétricas, com formas e tamanhos definidos, são cultivadas.

É curioso acompanhar a evolução histórica da admiração humana por essas criações. De tão raras, eram objetos para poucos e por muito tempo faziam parte apenas do acervo de joias da realeza. Eram símbolo de força. “Se você queria mostrar que tinha poder, era necessário possuir pérolas”, conta Costanza Pascolato, uma das maiores referências de moda do país.

No século XX, Coco Chanel, trouxe o acessório mais perto das pessoas, e à princesa Diana. Pérolas eram suas preferidas. A retrospectiva ajuda a entender por que hoje elas brilham ao mesmo tempo de formas criativas e tradicionais. Em uma das fotos que tirou recentemente em celebração de seus 40 anos, a duquesa de Cam­bridge, Kate Middleton, aparece com vestido de alfaiataria rosa combinado a um par de brincos em forma de gota que pertenceu à ex-sogra, Diana. É bem possível que na mesma Londres onde o retrato foi feito estivesse Billie Eilish e seu colar de pérolas sobre a camiseta. (risos)

Kate Middleton usando par de brincos de pérola que pertenceram à princesa Diana – Foto: Porepeople

Inspire-se desde o clássico ao despojado dia-a-dia.

Coco Chanel e sua elegância sempre. Foto: Pearlcore
Harry Styles, ícone de comportamento desses tempos nos quais beleza não tem gênero. Foto: Pearlcore
Bella Hadid, adora sobrepor colares para compor um visual despojado – Foto: Pearlcore
A atriz de “Euphoria”, Barbie Ferreira com um vestido todo coberto de pérolas do Jonathan Simkhai

Usem e abusem das pérolas, pois estão em super alta. Já pode ir até na padaria comprar pão com um colar de pérolas, viu meninos e meninas?

Lembrei-me de um ditado muito usado de uma amiga: andam todas juntas, igual colar de pérolas, mas todas falsas (rindo alto aqui)!

Até a próxima.

Fabrício Franco

Fabrício Franco

Moda é se vestir de acordo com o que esta em alta. Estilo e ser você mesmo. Abração e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.