Tempestade solar pode desligar internet por meses, em 2024

Tempestade solar pode desligar internet por meses, em 2024

A rede elétrica, sistemas de navegações GPS, satélites, equipamentos de comunicação e os cabos de fibra ótica também podem sofrer danos.

Por Léo Martini

O professor Peter Becker, da Universidade George Mason na Virgínia, Estados Unidos, desenvolveu sistemas de alerta sobre atividades solares que podem prejudicar a tecnologia do mundo inteiro. De acordo com o grupo do Laboratório de Pesquisa Naval, liderado pelo cientista, uma tempestade solar pode causar um “apocalipse digital” em 2024 e afetar a qualidade da internet durante meses.

Peter afirma que está será a primeira vez, desde a dependência da internet pelo ser humano, em que haverá uma convergência entre o aumento da atividade solar. Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, a supertempestade solar deve ocorrer antes do previsto e pode acabar com o funcionamento da internet.

“A Internet simplesmente não foi projetada para lidar com esse nível de interferência na comunicação. Portanto, o período de 2024 a 2028 é um momento em que toda a Internet poderia ficar desligada por um período de semanas a meses no caso de uma tempestade solar realmente extrema.” afirmou o cientista
Além da Internet, a rede elétrica, sistemas de navegações GPS, satélites, equipamentos de comunicação e os cabos de fibra ótica também podem sofrer danos.

O que é uma tempestade solar?
O tempo todo reações químicas vão acontecendo dentro do Sol que acabam gerando energias e partículas, que vão aquecendo ao longo do tempo. A cada 22 anos, o chamado ciclo magnético solar, essas partículas superaquecem causando uma explosão.

Muitas vezes, essas explosões não causam impactos nenhum na vida terrestre, mas em 1989, um blackout aconteceu no Quebec, Canadá, devido as alterações causadas por uma tempestade solar. Moradores relataram um espetáculo de luzes no céu e milhares de pessoas ficaram sem luz e a comunicação via rádio também foi interrompida.

Publicado por Rádio Itatiaia

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *