SAÚDE!

SAÚDE!

A saúde pública em Itaúna tem dados passos importantes para a melhoria do atendimento e deixando cada vez mais para trás a necessidade de pacientes terem que buscar em outras cidades atendimentos que antes não eram oferecidos aqui.
O Hospital Manoel Gonçalves sempre teve um atendimento excelente, incluído aí o plantão 24 horas que disponibiliza à população atendimento de urgência dentro do próprio hospital com consultas e, se necessários, diversos exames são feitos na hora para melhorar o diagnóstico.
Junto ao hospital foi construído o prédio da oncologia, uma luta antiga para que os portadores de câncer não precisem mais de deslocamento. Hoje quase tudo é feito aqui, em um prédio confortável com atendimento humano, diferenciado. Ainda para o tratamento do câncer, desta vez do de mama, a Secretaria de Saúde já adquiriu um mamógrafo que vem diminuindo a fila de espera e possibilitando que as mulheres sejam atendidas na sua própria cidade.
Esta semana, de forma simbólica, porque já funciona há muito tempo, foi inaugurado o Centro de Imagens de Itaúna, no Hospital Dr. Ovídio. O centro possui aparelhos modernos de ultrassonografia, raio-X digital, densitometria óssea e mamografia digital. Outro centro de saúde que tem feito a diferença na cidade é o de de oftalmologia que já fez mais de mais de 600 cirurgias de catarata desde a inauguração. Algumas unidades de saúde dos bairros e zona rural estão passando por reforma e ampliação.
No Hospital Manoel Gonçalves a criação da Clínica de Cirurgia Cardiovascular, que será conduzida por uma equipe do Hospital Felício Rocho, vai salvar muitas vidas.
E, por último, a inauguração de mais 33 leitos de enfermaria na quinta-feira, em prédio doado pela família do empresário José Mendes Nogueira, já falecido.
Desde o início da pandemia que a saúde da cidade tem sido reforçada com verbas direcionadas ao Hospital Manoel Gonçalves pelo deputado Gustavo Mitre, que desde o início de seu mandato só para o hospital trouxe recursos de mais de R$3 milhões. Empresas conscientes de seu trabalho social têm feito sua parte, como por exemplo, a Usiminas, que além de recursos financeiros tem ajudado com materiais necessários para o enfrentamento da pandemia. Clubes de serviços, CDL, todos têm feito sua parte. Então, pela primeira vez, em dezenas de anos, a saúde de Itaúna vai bem, obrigada.

Zenaide Gomes

Zenaide Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *