Saúde finaliza compra de aparelho de densitometria óssea

Saúde finaliza compra de aparelho de densitometria óssea

A Secretaria Municipal de Saúde finalizou o processo de compra de um aparelho de densitometria óssea para o município. O equipamento é essencial para identificação precoce de perda de massa óssea, contribuindo para a prevenção e combate à osteoporose (diminuição progressiva da densidade óssea).
O investimento para aquisição do equipamento será da ordem de R$ 236.000,00. A iniciativa é inédita tanto no âmbito municipal quanto na macrorregião oeste de saúde. A osteoporose é fator de risco para fraturas, afetando principalmente pessoas a partir dos 50 anos. Os ossos mais suscetíveis do corpo humano são o fêmur, as vértebras e o rádio distal.
Fernando Meira de Faria, secretário municipal de Saúde, explica que “o novo aparelho será de grande importância para conhecimento prévio da perda óssea, mesmo antes do aparecimento do mesmo por confirmação via raio-X. A perda inicial de cálcio nos ossos, menor que 30%, é denominada osteopenia, e ao contrário da osteoporose, pode ser revertida. O número de casos desta doença, principalmente na coluna e quadril, dentre outras regiões, aumentou bastante nos últimos tempos. Por isso a necessidade de boa alimentação (rica em cálcio), praticar atividades físicas e acompanhamento médico. Ficamos extremamente felizes em poder oferecer mais este benefício inédito à população itaunense”, finaliza.

Novo aparelho de ultrassonografia

A Secretaria Municipal de Saúde e o setor de licitações da Secretaria Municipal de Administração finalizaram na segunda-feira, 16 de novembro, o processo de pregão para compra de novo aparelho de ultrassonografia para o município. O equipamento, no valor de R$ 95.000,00, substituirá um modelo antigo que funciona no CEMO Dr. Ovídio Nogueira há 10 anos.
Instalado no setor de imagem do local, o novo aparelho será usado por ginecologistas, ultrassonografistas e radiologistas em exames abdominais, articulares, mamas, endovaginais, dentre outros. Os encaminhamentos se darão via Atenção Primária ou por especialistas do próprio CEMO.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira, “este é um equipamento mais moderno, com mais funcionalidades, melhor resolução de imagem e que garantirá atendimento com mais qualidade à população. Os pedidos são regulados pelo profissional médico especializado, agendado junto ao setor responsável e comunicado posteriormente ao paciente para realização do mesmo. É mais uma ação importante da nossa gestão municipal, dinamizando e modernizando a saúde local. O benefício é tanto para os profissionais da área quanto para o cidadão que passa a ter melhor acompanhamento. E assim vamos dando continuidade à transformação na área da saúde iniciada em 2017”, finalizou.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *