Gazeta Itaúna

Quem tem 40 anos ou mais já pode tomar a 2ª dose de reforço contra a Covid em Itaúna

Quem tem 40 anos ou mais já pode tomar a 2ª dose de reforço contra a Covid em Itaúna

É preciso comprovar, com a apresentação do cartão de vacinas, que 1º reforço oi tomado há 4 meses ou mais

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas com 40 anos completos ou mais podem tomem a 2ª dose de reforço contra a Covid. A recomendação leva em conta fatores como a redução da eficácia das vacinas depois

de certo período de aplicação, a elevação atual do número de casos positivos, internações, complicações e óbitos, além da possibilidade do surgimento de novas variantes.

É necessário um intervalo mínimo de 4 meses entre a 1ª e a 2ª dose de reforço. Gestantes ou puérperas nesta faixa etária que receberam anteriormente qualquer um dos imunizantes disponíveis estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer ou Coronavac. Pacientes imunocomprometidos também devem tomar este segundo reforço.

Independente da vacina tomada no esquema primário (D1 e D2), as duas doses de reforço podem ser realizadas com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Para quem tomou a “dose única” de Janssen no esquema primário e um primeiro reforço, a recomendação agora é tomar o segundo e o terceiro reforços, com intervalo também de 4 meses entre ambos, podendo ser com doses de AstraZeneca, Janssen ou Pfizer.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *