Gazeta Itaúna

Prisões ganham canis onde presos podem cuidar de cães abandonados em SP

Prisões ganham canis onde presos podem cuidar de cães abandonados em SP

Cachorrinhos irão ganhar cuidado extra com detentos do regime semi-aberto; processo promete melhorar emocional dos presos © Veronica Raner

Recentemente, o Serviço de Administração Penitenciário (SAP) de São Paulo anunciou que as cadeias paulistas irão ganhar canis para que os detentos que estejam cumprindo pena possam cuidar dos animais.

A Justiça de São Paulo já mantinha projetos similares nas penitenciárias de Tremembé e Taubaté, no interior do estado, e agora outros presídios irão receber diversos cãezinhos que foram resgatados pelo centro de zoonose paulista.

Os animais ficarão sob cuidado dos presos que estão em regime semi-aberto. A ideia da Justiça é, além de dar um lau para os cachorrinhos, também instigar o carinho e o afeto nos detentos paulistas. O cuidado é temporário; depois os cães serão colocados em uma feira de adoção que ocorrerá em todos os fins de semana nas cidades.

De acordo com o SAP, a ideia é ter um avanço o processo de reintegração social, com os cachorrinhos sendo bem cuidados e também podendo ganhar um lar semanalmente.

Ainda de acordo com o órgão, os detentos também poderão cuidar de gatos que já circundavam as penitenciárias. De acordo com a instituição pública, o efeito dos cuidados é perceptível em todos os envolvidos no processo: dos pets aos seres humanos.

“Alguns dos felinos abrigados no gatil já estavam nos arredores do presídio, mas eram agressivos, arredios e não interagiam com as pessoas. Agora, sob os cuidados dos detentos, já estão mais dóceis, menos agitados e aceitando a presença humana com mais naturalidade”, afirma a Secretária da Administração Penitenciária através de um comunicado à imprensa, que adicionou que “os sinais de melhora na questão emocional são percebidos tanto nos cães e gatos, como nos presos”.

Publicado por Hypeness

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *