Prefeitura divulga investimento no hospital com a Covid-19, provedora contesta

Prefeitura divulga investimento no hospital com a Covid-19, provedora contesta

A prefeitura de Itaúna divulgou na tarde de ontem, terça-feira, dia 23 de março, os investimentos feitos no hospital Manoel Gonçalves em 2.020 na ordem de mais de 10 milhões de reais.
Esta afirmação foi contestada, porém, pela provedora do Hospital Manoel Gonçalves, Marilda Chaves, que corrigiu a informação em um post feito no Facebook pelo secretário Rosse Andrade repetindo a informação da prefeitura.
Marilda Chaves afirmou no post que os recursos enviados ao Hospital Manoel Gonçalves nada mais eram que os pagamentos pelo contrato que a prefeitura tem com a Casa de Caridade para administrar o plantão 24 horas.
Em contato com a assessoria de Comunicação do Hospital obtivemos as explicações da provedora:

Cabe a Provedoria esclarecer sobre a interpretação das informações divulgadas pelo Rosse Andrade quanto aos valores que estariam sendo destinados ao Hospital Manoel Gonçalves.
O valor total de mais de 10 milhões divulgados como investimentos no Hospital, na realidade refere-se aos pagamentos distribuídos ao longo dos 12 meses de 2020, conforme contrato estabelecido entre as partes, para que o Hospital administre o Pronto Socorro ao longo do ano. Neste valor incluem-se profissionais e insumos.
As demais verbas são provenientes dos pagamentos realizados pelo Estado e pela União de serviços já executados e prestados ao SUS, no decorrer do ano de 2020.
Reforçamos que Hospital e Prefeitura têm uma parceria sólida e que os repasses são feitos em tempo hábil. A Prefeitura continua prestando ajuda ao Hospital com pagamentos da clínica anestésica e obstétrica, com plantões de anestesia e obstetrícia, o que faz há muitos anos. Quita também devidamente os serviços prestados pela lavanderia do Hospital à Administração.

O jornal GAZETA DE ITAÚNA também entrou em contado com a assessoria de Comunicação da prefeitura de Itaúna que enviou a seguinte explicação:

A Prefeitura de Itaúna reafirma os investimentos feitos no Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira e que os mesmos não são exclusivos para a gestão e manutenção do Pronto Socorro. Dentre outros contemplam também: complemento de cirurgias eletivas, lavanderia, credenciamento de exames complementares, pagamento de médicos plantonistas, obstetrícia, coordenação de clínicas, repasses extraordinários para custeio, etc.
Ressaltamos o nosso compromisso com a transparência e a verdade, devidamente reconhecidos pela Controladoria Geral da União como o principal município de Minas nesse quesito. Saúde sempre foi e sempre será a nossa principal bandeira.

O jornal ainda insistiu nos recursos gastos exclusivamente com a pandemia no hospital e recebemos a informação que estes custos estão sendo levantados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *