Por defesa da liberdade de expressão, jornalistas recebem prêmio Nobel da Paz

Por defesa da liberdade de expressão, jornalistas recebem prêmio Nobel da Paz

Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia, ganharam o prêmio Nobel da Paz “pelo esforço para proteger a liberdade de expressão”(foto: Reprodução)

Os jornalistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia, foram escolhidos pelo “esforço para proteger a liberdade de expressão”. Organização do prêmio considerou os ataques à democracia e à liberdade de imprensa para fazer a escolha

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Andreyevich Muratov foram os vencedores do prêmio Nobel da Paz 2021, concedido nesta sexta-feira, 8, pela Academia da Noruega. A escolha de jornalistas como representantes da paz ocorreu, sobretudo, pelo “esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para democracia”, conforme afirma a academia.

O comitê do prêmio afirmou que os profissionais “representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”.

Maria Ressa é cofundadora do Rappler, um portal de jornalismo investigativo que expõe e critica constantemente os abusos de poder, o uso da violência crescente e o autoritarismo em seu país natal, as Filipinas. “O jornalismo gratuito, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra”, destacou a organização do prêmio.

Já Dmitry Muratov é um dos fundadores do jornal independente Novaja Gazeta. De acordo com a Academia norueguesa, “o Novaja Gazeta é hoje o jornal mais independente da Rússia, com uma atitude fundamentalmente crítica em relação ao poder”.https://4500014edabd2fd30c694a6d537535d1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“Os oponentes do ‘Novaya Gazeta’ responderam com assédio, ameaça, violência e assassinato”, afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel. “É o jornal mais independente da Rússia hoje, com uma atitude crítica em relação ao poder”.

Ressa e Muratov dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

Fonte: Por defesa da liberdade de expressão, jornalistas recebem prêmio Nobel da Paz (opovo.com.br)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *