Palestra reforça poder da contação de histórias na educação infantil da rede pública de Itaúna

Palestra reforça poder da contação de histórias na educação infantil da rede pública de Itaúna

Com patrocínio da Mineração Usiminas, iniciativa reúne educadores de Itaúna para refletir sobre o resgate e a valorização da técnica no processo de desenvolvimento das crianças (fotos: divulgação)

Mais de 60 profissionais de educação da rede pública de ensino de Itaúna participaram de uma palestra de capacitação, resgate e valorização da técnica de contação de histórias no processo de desenvolvimento das crianças. A oficina, conduzida pela storyteller, arte-educadora e produtora cultural Raquel Vieira em palestra show do projeto Parque de Histórias, contou com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Itaúna.  

“Amo a minha trajetória como pedagoga. Sou apaixonada com o que faço e com o ato de contar histórias”, revela a pedagoga Maria Geralda Esteves, que participou do curso. Ela destaca ainda que aprendeu muito com a palestra e que teve um despertar ainda mais forte quanto ao poder da atividade e seu impacto positivo em crianças e jovens. “O meu entusiasmo cresceu ainda mais. Eu amei a oportunidade”, afirma.   

A iniciativa também visitou escolas de Itatiaiuçu, com espetáculos focados nas histórias populares universais e na cultura brasileira.

Duas instituições de ensino de Itaúna foram beneficiadas: a Escola Municipal Dona Balbina Antunes Penido e a Escola Municipal Arminda Evangelista Ferreira.  

Esse projeto busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promovendo um processo de aprendizagem mais leve lúdico, impulsionando o desenvolvimento local e a redução da desigualdade social. Também integra parte do compromisso da Mineração Usiminas em priorizar e fortalecer as comunidades das quais faz parte.  

“Buscamos sempre apoiar iniciativas responsáveis, a fim de fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades e o acesso à educação, cultura e arte. Essa palestra faz isso muito bem, estimulando o reconhecimento de memórias e histórias, e contribuindo para a formação de educadores e a transformação social e intelectual de crianças e jovens”, diz a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mineração Usiminas, Fernanda Morais.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *