Observatório da Corte

Tem umas coisas que a gente não consegue entender. Antes TODO MUNDO era contra arrancar uma só árvore, principalmente no “pulmão do mundo”. Todo mundo brigava por isto. Nenhum governo foi realmente eficaz no combate ao desmatamento, no usual método de limpar áreas para plantação, que é colocar fogo e perde-se o controle e queima árvores e seca riso e mata animais e torra o solo.Mas depois dos governos petistas, desastrosos, com muita denúncia de corrupção, aparece um cara que nunca fez nada de bom para o país nos quase 20 anos que ficou em cargos eletivos, falando besteiras, desrespeitando tudo e todos, até mesmo seus eleitores. O presidente Bolsonaro falar besteiras a gente até se conforma, sempre foi e sempre será um bronco, mas o povo?
Gente que parece ser inteligente fica repetindo as besteiras dele. “Há vinte anos o fogo consome o Pantanal!” disse o exemplo de governo que temos hoje. E aí, pronto! Todo mundo, do rebanho, fica falando a mesma coisa, aplaudindo, mas se tem 20, 30 anos que isto acontece porque ele não cria leis que mudem isto? Ele veio só para piorar o que já era ruim? Um monte de gente no governo que não tem um único propósito de melhorar nada. Só dar uma de macho em cima da imprensa, diante de líderes mundiais e, principalmente, fazer passar vergonha as pessoas que escaparam dos currais. 

Fico vendo os números da Covid-19 no Brasil e em Minas e fico assustada com Itaúna. Só aqui os números aumentam assustadoramente. E aqui não se faz absolutamente nada. Nem o comércio, que finge seguir as regras e nem o povo que nem se preocupa em fingir. Esta semana, parece que na quarta-feira veio o boletim do comitê de enfrentamento ao Novo Coronavírus com uma grande maioria de novos infectados de idosos. Aquelas pessoas que estão em quarentena dentro de casa, mas que alguém vai lá e dá a ela o vírus de presente.
Fico imaginando estas pessoas que estão lotando os bares e passeios de bares, bebendo, cuspindo um nos outros o tempo todo e ao chegar em casa nem se lembram de qualquer regra. Cheios de contaminações, porque estão com roupas, calçados, corpo, de alguma forma em contato com vírus, e se jogam no sofá, na cama, deixam roupa espalhada e não se tocam. Falo que estão com vírus pelas roupas, calçados e corpo porque se não é assim como explicar tantos casos todos dias? De onde vêm estes novos contaminados diariamente? Da quarentena, do uso de máscara, da higiene é que não é.Este semana fiquei especialmente triste com uma morte causada pelo vírus. De uma pessoa que estava há dias no hospital sem contato com a família, filho, amigos. A família levou e entregou aos cuidados da Casa de Saúde e nunca mais a viram com vida. Depois de dias internado o hospital devolve um corpo que ninguém pode ao menos se despedir. Muito triste.

Zenaide Gomes

Zenaide Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *