Gazeta Itaúna

Núcleos “Mineração Usiminas – Futebol de Rua pela Educação” são inaugurados na região da Serra Azul

Núcleos “Mineração Usiminas – Futebol de Rua pela Educação” são inaugurados na região da Serra Azul

Com uma proposta educativa, o projeto atenderá crianças e adolescentes em Igarapé e em Mateus Leme

Acolhimento e alegria marcaram as inaugurações dos núcleos “Mineração Usiminas – Futebol de Rua pela Educação”, em Igarapé e Mateus Leme, no último dia 19 de maio. A iniciativa é executada pelo Instituto Futebol de Rua, com o patrocínio da Mineração Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Os eventos de abertura, em ambas as cidades, contaram com a participação de representantes da Mineração Usiminas e do Instituto Usiminas, secretários municipais e comunidades. Os prefeitos de Igarapé, Arnaldo de Oliveira Chaves, e de Mateus Leme, Renilton Ribeiro Coelho, assim como o vice-prefeito Anderson Wester de Sousa, fizeram questão de prestigiar a solenidade em seus municípios.

Fotos: Divulgação

As aulas já começaram e estão sendo realizadas na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Dias Ferreira Andrade, em Igarapé, e na Escola Municipal de Bela Vista, em Mateus Leme. O projeto conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano e vai atender até 100 crianças e adolescentes de cada instituição de ensino, no contraturno escolar.

A iniciativa abrange a faixa etária de 7 a 13 anos. As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores.

A diretora do Instituto Usiminas Penélope Portugal, que participou das cerimônias de lançamento do projeto em Igarapé e Mateus Leme, destaca a importância de iniciativas cujo foco está na formação das pessoas. “Acreditamos que o Esporte, principalmente quando aliado à Educação, é uma poderosa ferramenta, capaz de mudar cenários, de gerar oportunidades. Assisti muito feliz ao início desses dois núcleos do Futebol de Rua pela Educação, aqui na região de Serra Azul. Vi as primeiras cenas de tantas outras que virão e que, pautadas na dignidade, movimentarão sonhos e fortalecerão valores”, salienta Penélope.

Mais sobre o Instituto Futebol de Rua

O Instituto Futebol de Rua vem promovendo a transformação social ao longo de seus mais de 15 anos de atuação. Desde 2006, a organização sem fins lucrativos já atendeu a mais de 30 mil beneficiados diretos. “Queremos dar novas oportunidades para crianças e adolescentes que nem sempre possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. Criamos um projeto que desenvolve a habilidade futebolística, ao mesmo tempo em que os praticantes constroem o senso de respeito ao próximo e de cidadania. Nossos projetos oferecem acompanhamento pedagógico e atividades que os preparam para a vida pessoal e profissional”, declara Alceu Neto, fundador do Instituto.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *