Moradoras de Itatiaiuçu concluem oficinas de tapeçaria do projeto “Danças, Artes e Tramas”

Moradoras de Itatiaiuçu concluem oficinas de tapeçaria do projeto “Danças, Artes e Tramas”

Formatura das Oficinas de Artes Plásticas/Tapeçaria do projeto “Danças, Artes e Tramas”, do Instituto Fred

A alegria de concluir um curso de capacitação estava estampada nos rostos das alunas que participaram da formatura das Oficinas de Artes Plásticas/Tapeçaria do projeto “Danças, Artes e Tramas”, do Instituto Fred. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (13/04), na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa).
As alunas do projeto apresentaram seus trabalhos em uma exposição organizada na associação. Cada participante produziu três tapetes artesanais ao longo das oficinas e, durante a cerimônia final, receberam os certificados das mãos de representantes da Mineração Usiminas, Instituto Fred e Acirpa.
As oficinas de Artes Plásticas/Tapeçaria foram oferecidas gratuitamente para 23 moradoras de Itatiaiuçu e abordaram a técnica (artesanal) da trama sem nó. As aulas foram realizadas no Centro de Referência em Assistência Social CRAS e na Acirpa, com carga horária de 96 horas.
Segundo a aluna do projeto Marlene Ferreira, que é aposentada e vem se dedicando ao artesanato, o projeto contou com momentos alegres, divertidos e proveitosos. “É difícil transmitir em palavras toda gratidão por participar das oficinas, pelo convívio e por todo aprendizado nestes meses. Nada disso seria possível sem a parceria entre a Mineração Usiminas e o Instituto Fred. Agradeço a oportunidade”, declara a artesã.
As oficinas foram supervisionadas por uma equipe multidisciplinar formada por coordenador pedagógico social, assistente social, professor de artes plásticas, educadores sociais e palestrantes das áreas de Psicologia e Empreendedorismo.
“Ficamos muito felizes com o resultado do projeto. Iniciativas como essa são importantes para a região de Itatiaiuçu, trazem conceitos como empreendedorismo e oportunidades de geração de emprego e renda, além de contribuir de forma efetiva para o fortalecimento comunitário’’, declara o diretor-presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *