Mineração Usiminas incentiva apicultura por meio do projeto Mina de Mel

Mineração Usiminas incentiva apicultura por meio do projeto Mina de Mel

Iniciativa relacionada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, contribui para geração de renda e proteção do ecossistema na região

Executado pela Mineração Usiminas desde 2021, o projeto Mina de Mel incentiva a apicultura por meio da cessão de áreas em comodato com produtores da região da Serra Azul. A iniciativa completa um ano com resultados muito significativos, ocupando hoje dez locais, que abrigam 540 colmeias. Um dos responsáveis pelo acompanhamento do trabalho é o auxiliar de mineração, João de Oliveira Coelho, da Gerência-Geral de Sustentabilidade“Temos muito carinho e orgulho dessa iniciativa, que além dos ganhos ambientais, contribui para a ampliação das oportunidades de emprego e geração de renda na região”, comenta.

O coordenador de Meio Ambiente, Yuri Azevedo destaca os benefícios gerados pelo “Mina de Mel”. “As abelhas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema, portanto, para a vida no planeta, já que fazem a polinização, que permite a reprodução e o desenvolvimento das plantas”, explica. Yuri ressalta que a iniciativa está relacionada a quatro dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030. “São eles trabalho digno e crescimento econômico, produção e consumo sustentáveis, ação climática e proteção à vida terrestre”, menciona.  

Distribuição a entidades assistenciais

Desde o início da parceria da Mineração Usiminas com os apicultores da região da Serra Azul, foram distribuídos, de forma voluntária, mais de 300 quilos de mel para entidades assistenciais da região. A ação beneficiou instituições de Itatiaiuçu, Igarapé e Mateus Leme.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *