Mineração Usiminas cria Grupo de Facilitadores Ambientais

Mineração Usiminas cria Grupo de Facilitadores Ambientais

Cuidar do meio ambiente é contribuir para a construção de um mundo melhor para todos. Com esse foco, além de uma atuação voltada para o desenvolvimento sustentável de Itatiaiuçu e região, a Mineração Usiminas (Musa) faz constantes investimentos em projetos e desenvolve programas que visam a preservação dos recursos naturais. Um bom exemplo foi a recente criação do Grupo de Facilitadores Ambientais (GFA), que, formado por profissionais de todas as áreas que, após capacitação, atuarão como multiplicadores junto aos colegas, promovendo a reflexão sobre a importância de cuidar da natureza.
A formação do GFA faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), desenvolvido em parceria com as outras empresas da Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa). Além das atividades internas, o cronograma do PEA conta também com ações voltadas às comunidades, suspensas no momento por causa das restrições impostas pela pandemia. Uma das componentes, a controladora de operações de lavra, Jaqueline Pinheiro, diz que essa é uma excelente oportunidade para aprimorar conhecimentos. “O PEA traz muitas iniciativas de incentivo e interação entre colaboradores da Musa e a população nas questões referentes ao meio ambiente, com projetos bem interessantes. O nosso futuro depende das nossas ações de hoje. Por isso, vamos todos trabalhar para um ambiente mais saudável e consciente. A hora de começar é agora. Menos resíduos, mais vida!”, comenta
Reciclagem em pauta
Ainda dentro do cronograma do Programa de Educação Ambiental, foi realizado em quatro módulos o curso “Não é Lixo”, com a participação de colaboradores próprios e terceiros da Mineração Usiminas. Os alunos puderam aprender mais sobre resíduos sólidos, a reciclagem como alternativa para o reaproveitamento de materiais e, consequentemente, a redução dos impactos na natureza, além da geração de emprego e renda garantida pela reutilização.

Foco na prevenção
Todas as atividades foram realizadas com atenção às medidas preventivas ao Coronavírus. Além da manutenção do distanciamento, ambiente ventilado, uso de máscaras e de álcool em gel no caso dos colaboradores que participaram presencialmente das capacitações, a utilização de plataformas digitais garantiu o acesso de um maior número de pessoas ao curso, sem qualquer aglomeração.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *