Lohanna denuncia que ambulâncias paradas do Governo de Minas estão no pátio do DER

Lohanna denuncia que ambulâncias paradas do Governo de Minas estão no pátio do DER

Lohanna:  “o Governo Zema que gosta de dizer que é muito eficiente, está deixando esse monte de ambulância parada aqui.” (divulgação)

A deputada Lohanna (PV), denunciou nesta quinta-feira, 7, que Minas Gerais pode perder 47 ambulâncias, doados pelo Governo Federal ao Estado. Os veículos, que estavam parados no terreno do aeroporto Carlos Prates, foram transferidos para o pátio do DER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais), para “abafar o erro”.

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  são zero quilômetro e foram entregues em novembro de 2023 pelo Ministério da Saúde.  Por lei, precisam ser colocados em circulação em até 90 dias após o repasse. Mas, neste sábado (09/03), completam 120 dias.

Lohanna foi até o aeroporto Carlos Prates, onde os veículos estavam estacionados desde o ano passado, mas eles haviam sido removidos para o pátio do DER, após divulgação do erro, pela imprensa. “Que admissão de culpa, esconder essas ambulâncias. Eles queriam abafar e acabaram de comprovar que de fato comeram barriga, com a saúde que é tão importante para o povo”, disse.

Emplacadas e em perfeito estado de funcionamento, as ambulâncias encontradas pela deputada são muito aguardadas nos municípios que não possuem nenhum veículo e contam com apoio de cidades vizinhas. “O Governo Federal destinou as ambulâncias  para poder garantir que a gente teria um atendimento de qualidade, em todo o interior de Minas Gerais. Elas estão emplacadas e os mineiros estão aguardando atendimento e melhorias no SAMU que passou anos, durante o Governo Bolsonaro, sem investimentos”.

A parlamentar que avaliou a situação como inaceitável, protocolou requerimento cobrando informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Secretaria de Estado de de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e solicitando medidas urgentes.  “O Governo Zema que gosta de dizer que é muito eficiente, está deixando esse monte de ambulância parada aqui. Quem ganha quando o governador deixa ambulâncias paradas, como enfeites durante mais de 100 dias?”, questionou.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *