Itaúna e Igarapé recebem o projeto “Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas”

Itaúna e Igarapé recebem o projeto “Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas”

O gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo (divulgação)

Iniciativa leva teatro, cinema, oficinas e palestra aos municípios, visando estimular a reflexão sobre os cuidados com os recursos naturais

As cidades de Itaúna e Igarapé recebem a partir do dia 21 de junho o projeto Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas, com uma programação que aposta no teatro como ferramenta para estimular a reflexão sobre os cuidados com os recursos naturais. O foco da iniciativa, gratuita e aberta ao público, está nas crianças, mas famílias inteiras são convidadas a participar.

As apresentações teatrais ficam a cargo de duas companhias. A Trip Teatro encena o espetáculo “O Gigante”, que usa diversos elementos da cultura brasileira para mostrar um pouco da vida de um enorme e engraçado personagem que dedica seus dias a cuidar da água dos rios e mares. Já o grupo Mamulengo Fuzuê leva ao palco a peça “Benedito, Abençoada e Bendizido”, que se inspira na dramaturgia popular do mamulengo e no teatro de rua. Palhaços, músicos e bonecos de mamulengo desenvolvem um roteiro de ações dramáticas com mágicas, músicas, ditos e ditados populares que revelam ao público velhas soluções para os novos desafios que surgem da modernidade.

Entre os dias 21 e 24 de junho, os espetáculos serão apresentados em Itaúna, no Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros.  No município, haverá também sessões de cinema e oficinas de reciclagem. A programação contará ainda com palestra do gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo, na quinta-feira, 23, a partir das 19h. As apresentações serão em uma arena especialmente montada para isso, com o palco sobre a carroceria de um caminhão e espaço coberto com cadeiras para receber até 200 pessoas.

Em seguida, entre 28 de junho e 1ª de julho, os moradores de Igarapé receberão a ação cultural, no Centro Esportivo Vicente Gomes da Silva. No total, estão programadas 24 apresentações teatrais, quatro sessões de cinema, oficinas de reciclagem e palestra.

Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas é realizado pelo Ministério do Turismo e a Magma Cultura, com patrocínio da Mineração Usiminas. O projeto tem apoio do Instituto Usiminas e das prefeituras de Itaúna e Igarapé.

SERVIÇO

O que é: Cine Teatro Solar – Cultura e Sustentabilidade Usiminas
Atividades: Teatro, cinema, palestras e oficinas de reciclagem.

Roteiro:

Itaúna (MG) – Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros

21/6 – Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

22/6 – Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

23/6 – Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Palestra às 19h

24/6 – Sessões de teatro às 8h e às 10h

Igarapé (MG) – Centro Esportivo Vicente Gomes da Silva

28/6 – Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

29/6 – Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

30/6 – Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Palestra às 19h

01/7 – Sessões de teatro às 8h e às 10h

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *