Gazeta Itaúna

Francis Saldanha, professor da Universidade de Itaúna, assume diretoria do Crea-MG

Francis Saldanha assume a diretoria de Atendimento e Acervo do Crea-MG (foto divulgação).

O engenheiro mecânico Francis José Saldanha Franco, assumiu a diretoria de Atendimento e Acervo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A posse foi na primeira plenária do Conselho, no dia 19 de janeiro de 2023, quando foi eleito para o cargo. O engenheiro, que é professor há 34 anos da Universidade de Itaúna, já esteve à frente da diretoria de Planejamento, Gestão e Tecnologia, nos anos de 2019 e 2020, quando acompanhou de perto a migração para a plataforma de serviços online do Crea-MG.

Segundo Francis, a expectativa é que o ano seja bastante proveitoso, com avanços na gestão. “A situação do Conselho, hoje, tanto financeira quanto política, nos faz acreditar que o ano será muito bom. Nesse cenário, o Crea-MG pode continuar implementando melhorias em seus serviços e, também, pode ampliar as parcerias com as câmaras e prefeituras”, acredita o diretor.

Francis, que também é advogado, já foi vereador em Itaúna no mandato de 2013 a 2016, sendo presidente da Câmara Municipal em 2015 e 2016. Especialista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Gestão Empresarial e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Engenharia Metalúrgica e de Minas, Francis formou-se na Universidade de Itaúna (UI), sua cidade natal, em 1989. Logo na sequência, começou a lecionar para as turmas de engenharia. E não demorou muito para que o engenheiro participasse ativamente do Crea-MG. Em 1994, foi inspetor modal em Itaúna. Em 1998, foi conselheiro suplente, representando a UI no plenário do Crea-MG, pela primeira vez. De 2003 a 2005, foi inspetor-chefe em Itaúna e, depois, voltou a atuar como conselheiro representante da instituição de ensino. Em 2022, foi coordenador adjunto da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI) do Sistema Confea/Crea.

Diretoria – Composta por conselheiros regionais, a Diretoria do Crea-MG é um órgão executivo da estrutura básica. Ela auxilia a Presidência no desempenho de suas funções e decide sobre questões administrativas. Os diretores Administrativo e Financeiro; de Planejamento, Gestão e Tecnologia; Técnico e de Fiscalização; de Atendimento e Acervo; de Relações Institucionais, e de Recursos Humanos são eleitos pelo Plenário, em votação secreta. Já o vice-presidente é indicado pelo presidente e homologado pelo Plenário.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *