Ex-prefeito de Itaúna, Osmando Pereira, tem candidatura confirmada a deputado federal

Ex-prefeito de Itaúna, Osmando Pereira, tem candidatura confirmada a deputado federal

Osmando Pereira da Silva teve nome aprovado para disputar vaga em Brasília.

Em convenção realizada no sábado, 23, o União Brasil aprovou o nome do ex-prefeito de Itaúna, por quatro mandatos, como candidato a deputado federal pela sigla nas eleições de outubro deste ano. Osmando foi prefeito de Itaúna por quatro mandatos (1989/1992, 1997/2000, 2001/2004 e 2013/2016). Também ocupou o cargo de administrador regional da Pampulha, no período de 2009/2012, quando Márcio Lacerda era prefeito de Belo Horizonte.
Uma das grandes lideran-ças do municipalismo bra-sileiro, da região Centro-Oeste de Minas, Osmando Pereira ocupou cargos de direção na AMECO – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Centro-Oeste.
Muito atuante no mundo político, tornou-se uma das mais destacadas lideranças do municipalismo no Estado. Osmando presidiu a AMECO – Associação dos Municípios da Micror-região do Médio Centro-Oeste; a AMVI – Associação Microrregional dos Municípios do Vale do Itapecerica; na AMM – Associação Mineira de Municípios, entidade da qual foi vice-presidente no período 2001/2004; FMP – Frente Mineira de Prefeitos e na FNP – Frente Nacional de Prefeitos.
Com grande penetração junto aos movimentos po-líticos nacionais, incluiu Itaúna dentre as cidades-polo de Minas Gerais, grupo em que se reúnem os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes, sendo Itaúna a única cidade com população menor que esse quantitativo a ser incluída no movimento. Dentre os grandes investimentos atraídos para Itaúna durante suas administrações conseguiu o maior financiamento federal a fundo perdido (quando o município não precisa pa-gar o financiamento) para a construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgotos, de Itaúna, mesmo sendo prefeito à época filiado ao PSDB e a presidente da República na ocasião, filiada ao PT, o que demonstra sua grande capacidade de articulação política.
Osmando Pereira também tem atuação destacada na articulação de movimentos em torno da representatividade regional, como a criação do PRODESCOM – Programa de Desenvolvimento do Centro-Oeste Mineiro e fortalecimento do comércio e empresas prestadoras de serviço, em toda a região. Uma de suas características ao longo da vida pública tem sido incentivar inciativas da comunidade que deem retor-no às comunidades, apro-ximando o cidadão das de-cisões mais importantes para os municípios.

Saneamento básico: uma marca das suas administrações

Osmando Pereira dotou o município de Itaúna de uma invejável estrutura de saneamento básico: aterro sanitário, coleta e trata-mento de esgoto (que será concluída com a inauguração da ETE, prevista para o início do próximo ano); captação, tratamento e distribuição de água tratada (com a municipalização do serviço de água, durante seu primeiro mandato como prefeito de Itaúna, o que deu condições ao município de implantar um dos modelos de serviço destacado em todo o Estado de Minas Gerais) a 100% da população, com custos abaixo da média mineira; coleta seletiva de lixo que é modelo para todo o País, sendo um dos projetos mais exitosos de todo o Brasil; rede de captação de águas pluviais dos mais avançados da região, e Plano Municipal de Saneamento Básico implantado.
E é essa capacidade de ad-ministrar, aliada à visão para as oportunidades de crescimento das comunidades e à articulação no mundo político, que Os-mando Pereira pretende levar ao Congresso Nacional, na condição de deputado federal por Minas Gerais, com destaque para repre-sentatividade do Centro-Oeste Mineiro.

Partido tem chances de eleger até seis deputados federais

A chapa do União Brasil, segundo analistas políticos tem chances de eleger de 5 a 6 deputados federais e Osmando é um dos nomes-referência desta lista, junto a Rodrigo de Castro, Delegado Marcelo e Rafael Simões. Ainda conforme os analistas, a expectativa de votos necessários para a eleição de um deputado federal é entre 45 a 50 mil votos. O partido tem lista completa, com 54 candidatos a deputados federais por Minas Gerais.

Estrutura de campanha

O ex-prefeito de Itaúna já conta com a estrutura de sua campanha organizada em Itaúna, onde um grande grupo de apoiadores já declarou caminhar junto a Osmando. Também na capital na região da Pampulha, onde Osmando exerceu do cargo de administrador da Regional, de 2009 a 2012, a campanha já conta com estrutura organizada, com a participação de lideranças locais e regionais apoiando Osmando Pereira.
Na região Centro-Oeste, Osmando Pereira conta com apoios importantes de lideranças em praticamente todos os 54 municípios, com destaque para cidades Mateus Leme, Itatiaiuçu, Juatuba, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Pará de Minas, Lagoa da Prata, Maravilhas, Nova Serrana, Cláudio, Carmo da Mata, dentre outras, além de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Betim, Contagem, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Nova Lima, Santa Luzia e outras.


Os também candidatos a deputado federal, Gláucia Santiago e Marcinho Hakuna não enviaram releases ao jornal.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *