Em 2021 Itaúna tem cinco vezes mais mortes por Covid-19 que no ano passado

Em 2021 Itaúna tem cinco vezes mais mortes por Covid-19 que no ano passado

O mês de abril fecha totalizando 7.959 casos de contaminação no município de Itaúna desde o mês de março do ano passado. Somente no mês de abril foram 1.083 novos casos, média de 36, 1 por dia e 52 mortes, média de 1,73 por dia.

O mês de abril, considerado o pior mês da pandemia em todo o país, não deixa boas lembranças também em Itaúna. O mês começou com 6.873 pessoas contaminadas durante toda a pandemia e com 106 mortes.
Este número subiu para 158 mortes e 7.959 casos conforme o boletim do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus de Itaúna desta sexta-feira, dia 30 de abril.
A doença, com as novas variantes que estão circulando em Minas, a variante de Manaus é a quem mais circula hoje no estado, deixou de propagar com mais perigo apenas entre os idosos. Hoje, jovens de vinte e poucos anos, pessoas com 30, 40 e 50 são vítimas até fatais da doença. Doentes que a princípio têm a forma mais branda da doença e se tratam em casa, de repente precisam ser internados e alguns chegam a óbito.
O que chama a atenção também é o número de crianças cada vez mais novas que contraem o vírus. Em Itaúna nenhuma precisou ser internada ou veio a óbito, mas no estado de Minas Gerais várias delas faleceram por causa do contágio.
A cidade entrou para a onda roxa no dia 17 de março e só progrediu para a onda vermelha no dia 23 de abril. Mais de um mês com a máxima restrição, ignorada por muitos, mas ainda assim os casos não pararam de surgir e as mortes continuaram.
O Hospital Manoel Gonçalves e seus profissionais chegaram à exaustão com apenas 10 leitos de CTI existentes. Somente em 1º de abril mais 10 leitos de tratamento intensivo foram liberados para o tratamento da Covid-19. E, abertos, foram todos ocupados imediatamente.
Em alguns dias a enfermaria do hospital tem menos pacientes, em outros, mais ocupação. O CTI teve ao longo do mês de abril a maioria dos dias com lotação de 100%, mas nenhum paciente deixou de ser atendido.
Como em todo o país, Itaúna também tem mais casos este ano do que nos nove meses de pandemia do ano passado. E muito mais mortes. O ano de 2020 terminou com 3.473 pessoas que foram contaminadas e 26 óbitos. Em 2021 já são 132 óbitos e 4.486 novos casos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *