Gazeta Itaúna

É, prefeito, não importa quem fez esta confusão toda, a responsabilidade é sua

É, prefeito, não importa quem fez esta confusão toda, a responsabilidade é sua

Muito fácil gravar um vídeo para pedir desculpas às pessoas que foram prejudicadas por causa da incompetência de alguém. A GAZETA tem tentado informações sobre o programa Recupera Minas desde o dia que a primeira parcela foi depositada, mas sempre recebia explicações vazias. O mesmo era repassado para as pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas chuvas, pelas águas do Rio São João e Ribeirão Joanica. No dia que o governo estadual anunciou a ajuda aos atingidos pelas chuvas já passamos a indagar como seria feito em Itaúna e parecia que tudo seria feito de forma correta e satisfatória, como deve ser o trabalho de pessoas contratadas para tal. Depois, não se sabe porque (mais uma vez as respostas para a imprensa foram evasivas) as pessoas foram chamadas para se cadastrarem novamente. E aí começou mesmo a confusão porque a Defesa Civil não estava preparada para o trabalho, ficou perdida por causa de erros cometidos no primeiro cadastramento, se é que ele foi feito. Ninguém nunca explicou também porque a responsável pela Defesa Civil em Itaúna, Márcia, deixou o cargo. Mas, comenta-se que foi justamente por causa dos erros neste cadastramento. Muitas pessoas entram em contato com o jornal por causa de matérias no site sobre o assunto e se alongam em denúncias de conversas que ouviram quando do cadastro, das dúvidas e, principalmente, das irregularidades que teriam sido feitas e que eram oferecidas para corrigir o cadastro. Estas pessoas denunciam que estão mudando datas de cadastro e pessoas que não deveriam ter direito são justamente as que estão em lista oficial. Muita coisa está sendo dita e acredito que uma investigação muito séria deveria ser feita pelo governo municipal para encontrar os culpados e buscar solução para que os prejudicados pelo mau tempo não sejam ainda mais prejudicados pela incompetência.
E a gente fala sempre dos prejuízos materiais, de camas, alimentos, armários, fogões, poltronas e tudo mais que foi destruído pelas águas. Mas, a maioria, maioria mesmo, sofreu um prejuízo ainda maior que não vai ter programa Recupera Minas que ajude. O medo, o pavor de ver a água barrenta entrar dentro de suas casas velozmente, invadindo, destruindo, expulsando os moradores. Imaginem uma dona de casa tentando salvar o que pode, documentos, alimentos, móveis e não dá tempo. Aí tem que recomeçar e é anunciada uma a ajuda, não para resolver o que não tem conserto, mas para amenizar os prejuízos materiais, dar um alento. E novamente surge um turbilhão de incertezas, de humilhações por parte de um governo que não está nem aí, nem se importa. E muitos falam que vão à Justiça tentar reaver o que lhes é de direito. Não querendo desanimar ninguém, mas algum de vocês já viu o prefeito Neider Moreira se importar com isto?
Quantas recomendações o Ministério Público já fez por motivos vários e quantas o prefeito acatou?
Para mostrar que se importa ele deveria vir a público e se comprometer a descobrir o que aconteceu, porque aconteceu, quem não conseguiu preencher de forma correta um simples cadastro e que solução vai dar para estas pessoas que estão esperando os recursos do estado para amenizar seus prejuízos.
Somente depois da notícia nas redes de que as pessoas esta-vam se organizando para co-brar respostas, solução, foi que alguém deu a cara em um ví-deo tentando explicar, ainda não entendemos, tentando se desculpar e colocando a culpa no Estado. A emenda ficou pior do que o soneto porque revol-tou ainda mais o povo.
É, prefeito, nem importa quem são as pessoas que fizeram esta confusão toda. O responsável pela equipe é o prefeito e ele deve responder, resolver.
Boa sorte para os atingidos pe-las chuvas, porque não vai ser fácil, mas têm o nosso apoio. Sempre.

Zenaide Gomes

Zenaide Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *