Brazilcore: cores e a bandeira do Brasil reaparecem em looks e acendem polêmica na moda. Entenda!

Brazilcore: cores e a bandeira do Brasil reaparecem em looks e acendem polêmica na moda. Entenda!

Você já ouviu falar em Brazilcore? Essa estética está em alta no Tik Tok nas últimas semanas e se relaciona com o uso de diferentes elementos com as cores da bandeira do Brasil, verde, amarelo e azul. Esses tons, aliás, também se destacaram na Semana de Moda de Copenhagen neste mês na capital dinamarquesa, bem como o uso de chinelos, um calçado considerado “genuinamente” brasileiro.

Imagems: Reprodução/Instagram

A Copa do Mundo começa em menos de cem dias e o lançamento oficial das camisetas da Seleção aconteceu recentemente, o que só fez o buzz sobre esse assunto crescer. No entanto, essa popularização de elementos com as cores da bandeira e com a própria bandeira dividiu o mundo da moda.

São dois principais debates sobre o tema: o primeiro é sobre o padrão das produtoras de conteúdo fashion que tem viralizado nas redes sociais com a estética Brazilcore ou #brazilianesthetic. Em geral, são mulheres de classe alta, brancas e magras – e algumas vezes nem sempre brasileiras. O segundo é sobre o quanto esse tipo de estética já era popular em regiões periféricas e não havia se tornado centro das atenções até então.

Imagem: Reprodução/Nike

Brasil tá na moda? Influencers apontam questionamentos

Uma das produtoras de conteúdos que expôs pontos sobre essa viralização da Brazilcore foi Verena Figueiredo. “A gente viu um trilhão quatrocentos e cinquenta e nove mil vídeos e em todos eles, as imagens eram as mesmas 5 garotas gringas usando esse tipo de roupa”, apontou.

Em vídeo, ela também aponta que acompanhou a cobertura da semana de moda Copenhagen e viu o destaque das cores da bandeira e do uso de sandálias de dedo. “O que é suficiente para falar que uma coisa é tendência sendo que a gente sempre usou camiseta do Brasil – muitas vezes até ridicularizado e criticado. A partir do momento que o pessoal da moda internacional começa a olhar para isso, é validado como tendência?”, questiona.

Imagems: Reprodução/Instagram

A stylist Suyane Ynaya também levantou a questão da invisibilização dessa estética pela periferia. “Acho potente ver a nossa cultura chegando em grandes lugares, mas sinto o cheiro do perigo pois sempre perdemos muito com isso. Trends viralizando e mostrando pessoas de fora usando camisas de time, como se aqui esse trabalho não tivesse sendo feito desde sempre”, alertou.

A Fashion Designer e colunista da Glamour Brasil, Verena Figueiredo publicou um vídeo em seu perfil no TikTok e fez alguns questionamentos sobre essa moda. Em resumo, Verena traz, assim como outras influenciadoras brasileiras, a discussão: “Por que somente agora, em 2022, ficou bonito usar peças que remetam o Brasil?”

Imagem: Reprodução/Instagram

Pensando nisso, vamos voltar um pouco e lembrar alguns pontos importantes dessa observação. Primeiramente, e infelizmente, a camisa da seleção brasileira virou um marco da direita. Isso fez com que muitos brasileiros deixassem de utilizar a camisa verde e amarela, pois seriam sempre uma referência da direita.

Outro ponto é que nesse ano tem Copa do Mundo, e é claro, já sabemos que o Brasil é assunto mundial quando falamos em futebol. Será então que a moda gringa da estética brasileira é por causa desse evento gigantesco?

Anitta para o Coachella (Foto: Divulgação)

Eu já vejo isso com bons olhos, pois todo esse amor e desamor pelas cores verde e amarelo veio com essa polarização de direita e esquerda. A bandeira brasileira é de todos, de verde, amarelo e do Brasil; somos todos brasileiros em primeiro lugar. A copa está aí e vamos usar sim verde, amarelo e azul e ponto final e isso não pode definir se sou de direta ou esquerda. Pois sou Brasileiro!

Fonte: Purepeople / Entretetizei

Fabrício Franco

Fabrício Franco

Moda é se vestir de acordo com o que está em alta. Estilo é ser você mesmo. Abração e até a próxima!

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