Gazeta Itaúna

Belgo Bekaert tem declaração inédita no Brasil para construções ambientalmente responsáveis

Belgo Bekaert tem declaração inédita no Brasil para construções ambientalmente responsáveis

Três soluções da empresa para a construção civil estão contempladas na Declaração de Segurança Química de Produto (HPD – Health Product Declaration), que contribui para o selo Green Building

A Belgo Bekaert, maior produtora de arames de aço da América Latina, é pioneira no país ao receber a Declaração de Segurança Química de Produtos (HPD – Health Product Declaration) para três soluções de construção civil: Dramix® e fios e cordoalhas para concreto protendido. As HPDs são declarações que relatam o conteúdo químico de um produto em toda a sua cadeia produtiva e os relacionam aos potenciais riscos à saúde ocasionados pelos seus ingredientes. Além dos produtos da Belgo Bekaert, outros seis voltados para a construção fabricados pela ArcelorMittal, uma das acionistas da Belgo Bekaert, também receberam a HPD.

“A conquista da HPD no segmento de construção civil chancela o que temos como prática na Belgo Bekaert, que é oferecer ao mercado soluções sustentáveis e que se atentam ao uso mais adequado dos recursos naturais, tendo como princípio a responsabilidade com o meio ambiente e com as pessoas envolvidas em todos os processos dessa produção”, afirma o diretor de Construção Civil e Indústria da Belgo Bekaert, Sérgio Murilo Andrade de Castro. 

Os produtos contemplados pela HPD são fabricados nas plantas industriais da Belgo Bekaert Arames localizadas em Osasco (SP), Feira de Santana (BA), Contagem e Sabará (MG). A entidade responsável por definir as regras de elaboração e publicação das declarações é a HPD Collaborative, organização não governamental americana comprometida com a melhoria contínua na fabricação de produtos. 


“Por meio das certificações ambientais dos produtos utilizados durante a execução de uma obra é possível garantir que um empreendimento está adotando ou cumpriu uma série de requisitos de responsabilidade ambiental. Optar por produtos chancelados facilita que um empreendimento conquiste certificações como o LEED e selos como o Green Building, atrelados à prática de construção verde”, explica o Gerente de Produtos para Construção Civil da Belgo Bekaert Warley dos Santos.


Além do HPD, a Belgo Bekaert conta com diversos produtos certificados com o Selo Verde da ABNT, que dá a garantia de menor impacto ambiental. A empresa também foi a primeira da América Latina a possuir a certificação do Post-Tensioning Institute (PTI), pela produção de cordoalhas engraxadas, que garantem a segurança, durabilidade, resistência e 100% de rastreabilidade dos materiais aplicados no processo de fabricação. Sobre a Belgo Bekaert
A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Possui nove unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Levantamento foi feito com 1.640 entrevistados face a face entre os dias 6 e 9 de maio e tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *