Gazeta Itaúna

Bebê morre após supostamente ingerir colírio ao invés de medicamento para enjoo vendido por engano

Bebê morre após supostamente ingerir colírio ao invés de medicamento para enjoo vendido por engano

Bebê de dois meses recebeu colírio para glaucoma em vez de medicamento para evitar vômito e enjoo. CRF/GO publicou uma nota sobre o caso.

Um bebê de apenas dois meses morreu após supostamente ingerir um colírio que teria sido vendido por engano em uma farmácia em Formosa, município goiano no Entorno do Distrito Federal. A criança deveria ter tomado um medicamento para evitar enjoo e vômito, chamado bromoprida, mas segundo informações da Polícia Civil o medicamento vendido e consumido pelo bebê foi o “tartarato de brimonidina”, um colírio para o tratamento de glaucoma. De acordo com a Polícia Civil, o bebê apresentava náuseas, vômito e febre e, por isso, foi levado pela mãe a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No local, o menino foi atendido e foram prescritos alguns medicamentos, entre eles a bromoprida. Conforme a delegada responsável pela apuração do caso, Fernanda Lima, o avô da criança foi até a farmácia e comprou os medicamentos. A mãe do bebê teria ministrado as doses, de acordo com a prescrição. Pouco tempo depois, a criança começou a chorar e gritar de dor. O bebê foi novamente levado para a UPA. Ele chegou a ser intubado, mas não resistiu e morreu na madrugada de domingo (5/3). A polícia fez diligências na unidade de saúde, bem como no estabelecimento comercial, que não teve o nome divulgado, para ter acesso aos prontuários. Ainda de acordo com a Polícia Civil, um laudo preliminar apontou que a ingestão do remédio pode ter provocado a morte da criança, mas a afirmação só poderá ser dada após a conclusão dos exames. O Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) emitiu uma nota de pesar e informou que já iniciou apuração do caso. O órgão destacou a importância de denunciar e pediu para que a população fique atenta ao adquirir medicamentos, verificando a validade e a origem dos produtos (leia a nota completa aqui).

O fato comoveu a cidade e gerou grande repercussão nas redes sociais. O caso segue em investigação pela polícia para apurar as responsabilidades e esclarecer o ocorrido

Confira a nota da farmácia:

A Drogaria Ultra Popular, sediada na cidade de Formosa- GO, através de sua defesa constituída, vem por meio desta informar que, sobre o infeliz fato ocorrido no ultimo dia 04/03/2023, este está sobre devida apuração das autoridades competentes, e, com comprometimento, respeito, lisura e transparência, a Drogaria Ultra Popular informa que estará, sempre que solicitada, contribuindo para com as investigações, a qual trará os devidos esclarecimentos sobre os fatos em questão. Dessa forma, a Drogaria Ultra Popular, refuta qualquer juízo de valor antecipado e se solidariza com a perda e familiares.

Publicado por PFARMA

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *