Gazeta Itaúna

Batida entre ônibus e locomotiva deixa uma pessoa ferida em Itaúna

Batida entre ônibus e locomotiva deixa uma pessoa ferida em Itaúna

Acidente foi registrado na Avenida São João, no Centro, na noite de quarta-feira 18 (foto de redes sociais).

Uma pessoa ficou ferida após uma batida entre um ônibus e uma locomotiva na Avenida São João, no Centro de Itaúna, na noite de quarta-feira (18).

O nome da empresa de fretamento responsável pelo ônibus não foi informado pela Polícia Milita (PM), por isso não foi possível procurar o responsável. A VLI Logística, empresa responsável pela linha férrea na cidade, lamentou o ocorrido e disse que todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados (veja a íntegra da nota abaixo).

Em conversa com o motorista do ônibus no local do acidente, um homem de 44 anos, o mesmo contou aos militares que ao reduzir o veículo para transpor o cruzamento da linha férrea, o sinalizador existente no cruzamento não estava funcionando. Ele então prosseguiu e foi surpreendido pela locomotiva, ocorrendo a colisão.

O condutor da locomotiva, de 38 anos, disse que acionou o apito antes do cruzamento para avisar aos usuários da via sobre a passagem, para evitar acidentes. Segundo a PM, testemunhas no local contaram que não ouve o acionamento do apito da locomotiva.

Apenas uma passageira do ônibus teve ferimentos leves e foi encaminhada para o Hospital Manoel Gonçalves. O nome dela não foi informado, por isso não foi possível solicitar o estado de saúde.

VLI

“A VLI, controladora da linha férrea, esclarece que registrou uma ocorrência ferroviária na passagem em nível na Avenida Doná Cota, em Itaúna (MG), por volta das 19h25 desta quarta-feira (18). O motorista de um ônibus tentou cruzar a linha férrea no momento da passagem de um trem, provocando a colisão. A VLI imediatamente acionou a Polícia Militar e o Samu. Cinco passageiros sofreram escoriações leves e foram socorridos para atendimento no Hospital Manoel Gonçalves, no centro da cidade. A composição deixou o local às 21h após autorização e realização de todas as verificações de segurança para seguir viagem.

A empresa lamenta o registro e informa que todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, foram adotados. Esclarece ainda que a área também possui sinalização, como determina a legislação.

Além disso, vale ressaltar que, conforme o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação. A VLI orienta motoristas e pedestres a sempre respeitar a sinalização e o aviso de “pare, olhe e escute” antes de atravessar uma linha férrea.

A maioria das ocorrências poderia ser evitada com a adoção de um comportamento seguro em relação à linha férrea. A atenção é o principal fator para se evitar um atropelamento ou colisão. Entre as dicas que motoristas e pedestres devem ser aplicar todos os dias estão:

Antes de cruzar a ferrovia em seu veículo, reduza a velocidade, olhe para os dois lados e escute;

  • Compreenda os sinais e os avisos de segurança
  • Ao atravessar a linha férrea: pare, olhe e escute
  • Só atravesse a linha férrea em locais seguros e sinalizados”

Publicado por G1

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *