Avião com três brasileiros a bordo desaparece na Argentina

Avião com três brasileiros a bordo desaparece na Argentina

Antônio Ramos e Mário Pinho, respectivamente

Aeronave perdeu contato com as centrais de monitoramento por volta das 17h desta quarta-feira, na altura de Bahía Bustamante, na província patagônica de Chubut

Buenos Aires – Um avião monomotor com três brasileiros a bordo desapareceu na tarde desta quarta-feira, 6, na província patagônica de Chubut, no sul da Argentina. Segundo a Defesa Civil local, a aeronave saiu da cidade de El Calafate, no extremo sul do país, com destino a Trelew, na costa norte de Chubut, mas perdeu contato com as centrais de monitoramento por volta das 17h, na altura de Bahía Bustamante, na mesma província. As informações foram divulgadas pela Télam, agência pública de notícias da Argentina.

Conforme a Defesa Civil argentina, quando houve a perda de contato com a aeronave, chovia com bastante intensidade na região, mas isso não chegava a ser impedimento para o voo. O avião sobrevoava uma região entre o mar e a costa. O último contato foi registrado no Centro de Controle da Área Comodoro Rivadavia (ACC). Após várias tentativas de comunicação com a tripulação, o órgão comunicou o alerta ao Serviço de Busca e Salvamento.

As equipes de resgate estão procurando o avião por mar e terra. A polícia marítima argentina, que foi chamada para ajudar nas buscas, enviou um helicóptero para a região. “Por enquanto não há notícias, nem rastros, e temos toda a esperança de que o avião tenha conseguido pousar se sofreu um mau funcionamento, para o qual estão sendo procuradas pistas de pouso na área”, disse à Télam o diretor da Defesa Civil de Chubut, José Mazzei.

De acordo com Mazzei, os passageiros participaram de um show aéreo organizado em Comodoro Rivadavia, cidade mais populosa de Chubut. O evento Comodoro Vuela, realizado no aeroclube local, ocorreu entre a última sexta-feira, 1º, e domingo, 3. Ainda não há informações sobre as identidades dos brasileiros.Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil brasileira, o avião de prefixo PP-ZRT, modelo RV-10 não estava apto a voar por instrumentos, apenas com o campo visual. A região de Chubut estava em alerta amarelo emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, devido às condições climáticas, com previsão de chuvas fortes combinadas com rajadas de vento. A aeronave, fabricada em 2016, está registrada em nome de Antonio Carlos de Castro Ramos e se encontra em situação normal de operação.

O empresário é dono de uma construtora em Florianópolis (SC). Seu avô, Celso Ramos, foi governador de Santa Catarina entre 1961 e 1966. Familiares disseram que os três ocupantes da aeronave são amigos de longa data, têm seus próprios aviões e são pilotos experientes. A reportagem entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e aguarda retorno.

Publicado por O Dia

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *