Arte e alegria estão em cena com nova temporada do Instituto Hahaha em Itatiaiuçu e Itaúna

Arte e alegria estão em cena com nova temporada do Instituto Hahaha em Itatiaiuçu e Itaúna

Com patrocínio da Mineração Usiminas, trupe de palhaços faz intervenções e promove “Harraiá” em quatro instituições da região

Quando um palhaço entra no hospital, a transformação acontece. Ele tece uma dramaturgia do encontro, abraçando os descompassos e mudando as formalidades próprias dos ambientes de saúde, colocando o riso a serviço da vida. Pensando nisso, a Mineração Usiminas, com apoio do Instituto Usiminas, incentiva as ações do Instituto Hahaha em nova temporada de residência artística em instituições de Itatiaiuçu e Itaúna.

As intervenções serão realizadas pela equipe do Hahaha, quinzenalmente, de junho a novembro, no Centro de Especialidade Médicas, na Associação Beneficente Recebendo e Amparando Crianças (Abraci), e no Lar Santa Luísa de Marillac, em Itatiaiuçu. Em Itaúna, o Hospital Manoel Gonçalves foi o palco escolhido para as interações entre esses artistas e seu tão receptivo público.  Neste mês, além das usuais visitas, as instituições receberão, pela primeira vez, o “Harraiá do Hahaha”, um cortejo junino que busca aproximar a festividade cultural popular de pacientes e pessoas acolhidas em instituições.

A gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, salienta que o “Hahaha” contribui muito na busca pelo bem-estar dos pacientes. “É motivo de grande satisfação acompanhar o trabalho e os resultados tão efetivos que esse projeto proporciona. Acreditamos que a arte tem o poder de levar alegria, esperança e leveza aos ambientes clínicos e hospitalares, contribuindo para o sucesso dos tratamentos”, afirma Marina.

Saiba mais

Com dez anos de fundação e um impacto direto em mais de um milhão de pessoas, o Instituto Hahaha, uma organização sociocultural da sociedade civil, atende, por meio da palhaçaria profissional, crianças, adolescentes e idosos que estejam internados em hospitais e acolhidos institucionalmente.

 Além de Itaúna e Itatiaiuçu, o projeto circula também, este ano, por Ipatinga (MG) e Cubatão (SP). A iniciativa é executada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Mineração Usiminas, apoio do Instituto Usiminas e Fundação São Francisco Xavier.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *